CULTURA
'Tudo Ok', 'Sentadão', 'Contatinho' e mais: veja lista de candidatas a hit do Carnaval 2020
Brega funk de Pernambuco tem tudo para dominar as paradas da festa.
Publicado em 20/02/2020 às 13:19 | Atualizado em 20/02/2020 às 18:13
O clima de Carnaval já está instalado e como em todos os anos uma pergunta é recorrente nesse período: qual vai ser o hit da festa? Não vamos respondê-la diretamente, mas fizemos uma lista com algumas músicas que podem alcançar esse posto em 2020.
Historicamente o Carnaval foi sempre ligado ao samba, frevo, marchinhas e nos anos 90 foi criado um domínio do axé music e do pagode baiano. Mas isso vem mudado e a festa tem se tornado cada vez mais multicultural e com uma grande diversidade de ritmos. Cabe um pouco de tudo. De funk a sertanejo. Em 2019, por exemplo, um dos hits foi 'Jenifer', do cantor Gabriel Diniz.
>> Ouça a coluna Cultura Pop no site da CBN Paraíba
Só que mesmo cabendo de tudo, um ritmo surge mais forte que os demais para o Carnaval de 2020: o brega funk. Usando como base os dados das plataformas digitais, fica claro que os candidatos a hit ou são do estilo que tem origem em Pernambuco, ou dialogam diretamente com ele.
A mais forte candidata a hit é 'Tudo OK'. A música de Thiaguinho MT, Mila e o DJ JS O Mão de Ouro. Lançada em dezembro de 2019, o som é uma mistura de funk carioca, arrocha e brega funk. Ela foi muito puxada por memes nas redes sociais e só no YouTube tem quase 90 milhões de visualizações.
O DJ pernambucano Jonathan Santos, o JS O Mão de Ouro, tem feito jus a alcunha que adotou para si. Pois outras músicas que despontam neste Carnaval também tem o dedo, ou a mão dele. Entre elas estão 'Sentadão', com Pedro Sampaio e Felipe Original, e 'Surtada', com com Dadá Boladão e Tati Zaqui,
E como se não bastasse, outros artistas que já estavam entre os cotados para bombar no Carnaval resolveram procurar o JS . Foi o que fez Pablo Vittar. A cantora tinha dois sucessos mirados para o Carnaval, 'Parabéns' , junto com Marcio vitor, e 'Amor de Que'. Aí ela resolveu remixar a segunda com o pernambucano e com a participação do Thiaguinho MT. O pop com uma pegada de forró eletrônico se transformou em mais um brega funk.
Mas o Carnaval 2020 não tem só o brega funk não. Mesmo não tendo a mesma força de antes, a música baiana também tem algumas apostas. Uma delas é 'Ela não quer guerra com ninguém', do Parangolé.
E por falar no Parangolé, o ex-líder do grupo também surge bem cotado para o Carnaval. Léo Santana que fez duas parcerias de peso, com as rivais recentes: Ludmilla e Anitta. Com Ludmilla ele gravou 'Invocada', e com Anitta, 'Contatinho'. As duas músicas mesclam pagode baiano e funk.
Anitta, que esteve entre os hits dos últimos carnavais com Bola Rebola e Vai Malandra, tem umas balas na agulha para esse Carnaval. A maior delas é 'Combatchy', gravada junto com Lexa, Luisa Sonza e Mc Rebeca. Mas também pode ser colocada na lista a recém lançada 'Rave de Favela', com MC Lan e Major Lazer.
(*Esse texto é uma versão da coluna Cultura Pop, da rádio CBN João Pessoa. A coluna vai ao ar todas as quintas-feiras)
Comentários