icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Exposição retrata as transformações nas construções históricas de João Pessoa

Imagens produzidas retratam vazios urbanos e a briga entre ‘concreto x natureza’.

Publicado em 14/03/2020 às 10:53 | Atualizado em 15/03/2020 às 9:08


                                        
                                            Exposição retrata as transformações nas construções históricas de João Pessoa
Foto: Allan Luna/Divulgação

				
					Exposição retrata as transformações nas construções históricas de João Pessoa
Ensaios fotográficos retratam as transformações nas construções históricas de João Pessoa. Foto: Danielle Travassos/Divulgação. Foto: Danielle Travassos/Divulgação

As construções históricas da cidade carregam memórias, mas também as transformações trazidas pelo tempo. É o que retratam os ensaios “Ruderais”, de Allan Luna, e “Ruínas Vivas”, de Danielle Travassos, que integram a nova exposição coletiva em cartaz na Usina Energisa. As fotografias, que foram feitas entre os anos de 2018 e 2020, ficarão disponíveis para visitação até o dia 11 de abril, das 13h às 20h, na Galeria Alexandre Filho. A entrada é gratuita.

Em “Ruderais”, Allan Luna fotografou a vegetação que se desenvolve nas ruas e prédios do Centro Histórico de João Pessoa. Para o fotógrafo, as plantas, com alta capacidade de crescimento, atravessam o concreto e dão outra cara ao cenário das construções, numa interação que carrega uma mensagem sobre resiliência: “Sempre enxerguei poesia no nascer destas plantas, algo como resistir apesar de tudo. Acho que é esta mensagem que fica: resiliência. Aprender a lidar com as adversidades, resistir às pressões, superar obstáculos, lutar e sobreviver. Vejo estas espécies como uma síntese da forma de como enxergo a vida”, disse.

Já em “Ruínas Vivas”, Danielle Travassos retrata a disputa das lembranças que se acumulam no decorrer dos anos: o vazio se misturando às histórias dos prédios abandonados. Sobre a inspiração para o ensaio, a fotógrafa afirma: "A ruína está ali, caiu parte dela, mas ainda permanece de pé. Por isso, me transmite uma energia de força e luz, com tantas histórias impregnadas nas raízes, plantas e paredes, cheias de camadas que falam sobre o local e o tempo. Mesmo esquecidas, as ruínas continuam resistindo, muitas vezes com a ajuda de raízes e plantas que sustentam as paredes”.

Sobre os artistas

Os artistas Allan Luna e Danielle Travassos foram selecionados no Edital de Ocupação Artes Visuais 2019-2020 da Usina Cultural da Energisa. O edital é uma realização do Ministério da Cidadania e Secretaria Especial da Cultura (Lei de Incentivo à Cultura) com o patrocínio da Energisa Paraíba. Com essa iniciativa, o público tem oportunidade de conhecer artistas paraibanos.

Allan Luna é historiador e fotógrafo. Recifense, desde 2013 vive e trabalha em João Pessoa. É graduado em História pela UFPE, com mestrado em História Social realizado na mesma universidade. Atualmente é professor no Centro Estadual de Arte da Paraíba - Cearte e já expôs em eventos como o Festival de Artes Jackson do Pandeiro, Kipupa Malunguinho, entre outros.

Danielle Travassos nasceu e mora em João Pessoa. Ela é graduada em Artes Visuais pela UFPB e já participou de diversas exposições na capital, em espaços como hall de exposições da Energisa Paraíba, Estação Cabo Branco Ciência, Cultura e Arte, Galeria Gamela, entre outras. Também já expôs no Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB) em Sousa/PB e no exterior, em Porto, Portugal. Danielle recebeu o Prêmio de Artista Promissora no Salão Municipal de Artes Plásticas (SAMAP), em João Pessoa, e foi selecionada no 63º Salão de Abril, em Fortaleza/CE.

Serviço

Exposição Coletiva Ruderais e Vida em Ruínas

Data: até 11/04, das 13h às 19h

Local: Galeria Alexandre Filho, na Usina Cultural Energisa

Entrada gratuita

Imagem

Raniery Soares

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp