VIDA URBANA
Paraíba tem dois casos confirmados de coronavírus e seis suspeitos em UTI
Novo boletim da SES foi divulgado nesta segunda-feira (23).
Publicado em 23/03/2020 às 7:49 | Atualizado em 23/03/2020 às 15:00
A Paraíba passou a ter dois casos confirmados de contaminação pelo novo coronavírus (Covid-19). Segundo o novo boletim da Secretaria de Estado da Saúde, divulgado na manhã desta segunda-feira (23), o novo caso confirmado é de um homem de 60 anos, de Igaracy, no Sertão paraibano.
Conforme o boletim, ele chegou de São Paulo já com sintomas e no dia 14 de março procurou atendimento médico no Município de Aguiar. Foi avaliado, notificado, coletado material para exame e seguiu em isolamento domiciliar acompanhado pelo município de residência. O resultado foi liberado neste domingo (22) para detectável para novo Coronavírus.
Ele se soma ao primeiro caso de Covid-19 na Paraíba, confirmado pela SES no último dia 18 de março. Trata-se de um homem de 60 anos, residente no município de João Pessoa, com histórico de viagem para Europa, retornando ao Brasil no dia 29 de fevereiro. O paciente foi atendido pela rede privada, esteve em isolamento domiciliar e já está fora do período de contaminação da doença, segundo a SES.
Além dos casos confirmados, o novo boletim da SES também atualizou os casos ainda sob investigação no estado. Segundo o boletim, há até o momento 227 casos investigados na Paraíba. Desse total, ao menos 20 estão internados com suspeita de infecção pela Covid-19, sendo que seis deles em internação em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) - cinco em hospitais privados - e outros 14 em internação em leito regular, distribuídos nos municípios de João Pessoa, Patos, Cajazeiras, Sousa e Monteiro.
Novos leitos
O Governo do Estado e a Prefeitura de João Pessoa anunciaram novas medidas de prevenção e combate ao novo coronavírus na noite deste sábado (21). Entre as medidas anunciadas no sábado pelo governador João Azevêdo (Cidadania), estão os 300 novos leitos de UTI, incluindo respiradores artificiais, equipamento essencial no tratamento de pacientes graves da Covid-19.
O investimento apenas em leitos será de R$ 30 milhões e vai reforçar a rede hospitalar, que já reservou 270 leitos de enfermaria e 90 leitos de UTIs, anunciados no Plano de Contingenciamento.
Já o prefeito Luciano Cartaxo anunciou que o Hospital de Traumatologia e Ortopedia da Paraíba (HTOP), em Tambiá, e o Hospital 13 de Maio, no Jardim 13 de Maio, serão reestruturados pela Prefeitura de João Pessoa, tornando-se aptos para receber pacientes em casos de necessidade.
Comentários