VIDA URBANA
Maioria dos casos de coronavírus na Paraíba são de homens entre 30 e 49 anos
“O Brasil está rejuvenescendo o coronavírus”, disse secretário da SES, Daniel Beltrammi.
Publicado em 31/03/2020 às 13:54 | Atualizado em 31/03/2020 às 17:33
O primeiro boletim epidemiológico do novo coronavírus (Covid-19), divulgado nesta terça-feira (31) pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), revelou que a maioria dos casos confirmados para o vírus na Paraíba é de homens jovens. “O Brasil está rejuvenescendo o coronavírus”, comentou o secretário executivo de Gestão de Rede de Unidades de Saúde da Paraíba, Daniel Beltrammi.
Conforme o boletim, dos 17 casos confirmados para Covid-19 no estado, cinco são mulheres, o que representa 29,4% dos casos, e 12 são homens, equivalente a 70,6%. A faixa etária dos confirmados mostra que os jovens entre 30 e 49 anos são maioria.
O documento também aponta que, até agora, os 17 casos confirmados estão distribuídos por cinco municípios, sendo João Pessoa com a maior concentração com 12 pessoas infectadas, o que equivale a 70,5% dos casos. O município de Campina Grande é o segundo, com dois casos confirmados, seguido de Patos, Sousa e Igaracy, todos com apenas um caso.
Do casos confirmados para Covid-19, 12 estão em isolamento domiciliar, três estão recuperados e dois seguem internados, sendo um em UTI e outro em leito regular. Até o momento, nenhum óbito foi confirmado para Covid-19 na Paraíba e 14 estão em investigação.
No momento, 25 pacientes estão internados em UTI e 69 em leitos de isolamento, seguindo em investigação para Covid-19. A SES lembra que todos os casos hospitalizados da Covid-19 devem ser notificados de forma imediata (até 24 horas) a área Técnica para Vírus Respiratórios na Gerência Executiva de Vigilância em Saúde do Estado pelo profissional de saúde responsável que prestou o atendimento.
Até a segunda-feira (30), dos pacientes hospitalizados, foram registradas 162 notificações para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) com investigação para Covid-19. Destes, 50 já tiveram exame não detectável para SARS-CoV-2, o novo coronavírus. Todas as amostras são testadas para demais vírus respiratórios para evolução e encerramento de cada caso.
Comentários