VIDA URBANA
João Pessoa tem 40 novos leitos para reforçar o combate ao novo coronavírus
Objetivo da parceria entre Prefeitura e Hospital São Luiz é atender casos moderados de Covid-19.
Publicado em 12/04/2020 às 12:33 | Atualizado em 13/04/2020 às 7:44
Com a aproximação do período de pico da pandemia provocada pelo novo coronavírus, estabelecido pelos órgãos de saúde, a Prefeitura de João Pessoa firmou uma parceria com o Hospital São Luiz, com o objetivo de disponibilizar 40 leitos para atender pacientes com Covid-19, classificados como casos moderados. A iniciativa foi consolidada neste domingo (12).
O espaço já está funcionando com pacientes encaminhados pela Central de Regulação. Os leitos de enfermaria clínica são destinados aos pacientes classificados como moderados pelos serviços de atendimento pré-hospitalar, a exemplo do Serviço Móvel de Urgência (Samu) e das quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
“Reforçar a rede de saúde é parte fundamental nesta luta para salvar vidas. Credenciado ao município, o Hospital São Luiz vai cumprir uma função de retaguarda, dando maior capacidade de atendimento a outras unidades de referência”, explicou o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo.
De acordo a diretora de Regulação Municipal de João Pessoa, Roberlândia Freire, as vagas de internação deverão ser solicitadas à Central Estadual de Regulação Estadual de Enfrentamento à Covid-19, que atuará em parceria com a equipe médica de internação hospitalar da Capital.
“Esta Central definirá tecnicamente qual usuário se enquadra no perfil clínico para ocupar um leito de enfermaria COVID-19 no Hospital São Luiz”, disse. Os leitos servirão como retaguarda dos atendimentos pré-hospitalares, não podendo ser acessados por demanda espontânea.
Mais ações
A coordenadora da Central Municipal de Regulação Hospitalar, Andrea Dias, avaliou a pactuação dos leitos como “uma estratégia necessária para suporte adequado aos pacientes com sintomas moderados e que ainda não têm indicação de internação em UTI”.
A medida integra o plano de enfrentamento ao novo coronavírus em João Pessoa. Entre outras ações, estão a oferta leitos específicos para receber pessoas com Covid-19 no Santa Isabel e no Hospital Infantil do Valentina. Também avançam as obras para implantação do novo Prontovida (antigo HTOP).
Comentários