VIDA URBANA
Laboratórios privados que realizam testes de Covid-19 na PB devem notificar resultados ao Lacen
Medida foi estabelecida em decreto publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) na edição desta sábado (18).
Publicado em 18/04/2020 às 12:47 | Atualizado em 19/04/2020 às 9:24
Laboratórios da rede privada de saúde que estão realizando o exame que detecta o novo coronavírus no organismo humano, devem, obrigatoriamente, informar o resultado de todas as amostras testadas ao Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba (Lacen-PB). A medida foi estabelecida pelo governador do estado, João Azevedo (Cidadania), em decreto publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) na edição desta sábado (18).
De acordo com o decreto, as notificações de exames que testem positivo e negativo devem ser feitas, também, a Vigilância Municipal de cada cidade paraibana. Junto ao Lacen-PB, os laboratórios privados devem realizar um cadastro contendo informações como a metodologia usada para realização do exame, os responsáveis pela execução, a unidade realizadora e os insumos utilizados.
As medidas valem tanto para os laboratórios que fabricam os testes quanto para os que terceirizam o serviço. As informações devem ser repassadas ao Lacen-PB pelo e-mail [email protected], por meio de uma planilha, informando os seguintes dados:
- Nome completo do paciente;
- Idade do paciente;
- Data do início dos sintomas;
- Data da coleta da amostra para exame;
- Município de residência do paciente.
Os laboratórios também devem garantir o envio das alíquotas das amostras testadas para o Lacen-PB sempre que houver solicitação. O descumprimento das medidas pode acarretar em sanções aos estabelecimentos, aplicadas pelos órgãos estaduais competentes.
Comentários