VIDA URBANA
Universidades da Paraíba oferecem apoio psicológico gratuito durante quarentena
Para reforçar a necessidade de isolamento social, instituições estão atendendo por aplicativos, plataformas online e telefones.
Publicado em 18/04/2020 às 15:43 | Atualizado em 19/04/2020 às 11:02
As universidades da Paraíba têm oferecido atendimento psicológico gratuito à população e aos alunos durante o período de quarentena, necessário pelo avanço da pandemia de Covid-19 em todo o estado. Para reforçar a necessidade de isolamento social, as instituições estão realizando o atendimento através de aplicativos, plataformas online e telefones.
Saiba como ter acesso ao atendimento psicológico nas universidades da Paraíba
Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
A equipe de psicólogos do Plantão Psicológico do Núcleo de Acolhimento e Escuta Psicológica (NAEPSI) da Universidade Federal da Paraíba está atendendo a população em geral através de telefonemas, pré agendados pelo WhatsApp. O agendamento é feito toda quarta-feira, das 14h às 18h ou até completar 12 atendimentos, através do número (83) 9 9996-2467. As pessoas são ouvidas por psicólogos através da plataforma Hanhouts, que pode ser baixada no Google Play. Outras informações podem ser encontradas nas redes sociais do NAEPSI da UFPB.
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
O atendimento psicológico disponibilizado pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) está acontecendo de forma online, e é restrito aos alunos da instituição. Os interessados na ajuda psicológica devem entrar em contato com o departamento responsável através do e-mail setorpsicossocialuepb@gmail, e solicitar atendimento informando nome completo e telefone para contato.
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
O Núcleo de Psicologia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) criou um perfil na rede social Instagram para interagir com os alunos matriculados regularmente na instituição que estão precisando de suporte psicológico durante o período da quarentena. Os interessados devem entrar em contato enviando mensagem para o perfil do Núcleo no Instagram, enviando e-mail. Os psicólogos envolvidos devem entrar em retorno com os inscritos para informar o dia e o horário do atendimento, que é feito através de videochamada, mensagem de áudio ou ligação, nos turnos da manhã e da tarde.
Unipê
Na capital, o Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) está oferecendo assistência psicológica restrita aos alunos durante o período de isolamento. O plantão de escuta é realizado pelo professores do curso de psicologia da instituição, e para ter acesso o aluno deve entrar em contato com o(a) coordenador(a) do curso no qual está matriculado, e este deve solicitar o atendimento. Após o encaminhamento, os professores entram em contato com o aluno através do WhatsApp, telefone, texto ou videochamada.
Os professores e colaboradores da Unipê também podem ter acesso ao atendimento psicológico, oferecido pela Comissão de Saúde Mental do Unipê. Eles devem requerer o atendimento entrando em contato com a secretaria de psicologia, por meio do telefone (83) 98155-4732.
Uninassau
Em Campina Grande, o Centro Universitário Maurício de Nassau está ofertando 10 vagas semanais para receber atendimento psicológico, durante o período de isolamento social, na Clínica-Escola de Psicologia. O atendimento é aberto ao público, e está sendo realizado de segunda a quarta-feira, das 8h às 18h, através do Skype. Os interessados podem se cadastrar por meio de um formulário online.
Comentários