VIDA URBANA
MPPB recomenda que comércio de quatro cidades continue fechado
Documento pede que gestores municipais considerem o número de leitos disponíveis para possíveis pacientes de Covid-19.
Publicado em 23/04/2020 às 14:48 | Atualizado em 23/04/2020 às 16:51
O Ministério Público da Paraíba (MPPB) recomendou que o comércio de quatro municípios continue fechado, por conta do avanço da pandemia de Covid-19 na Paraíba. O fechamento do comércio nas cidades de Ingá, Itatuba, Riachão do Bacamarte e Serra Redonda foi estabelecidos em decretos municipais, e conforme a publicação do Diário Oficial Eletrônico do MPPB da quarta-feira (22), deve permanecer fechado até dia 3 de maio
A reabertura do comércio destes locais deve acontecer em conformidade com o decreto estadual, de acordo com as recomendações, assinadas pela promotora Cláudia Cabral Cavalcante. Entre os argumentos utilizados para justificar a manutenção do fechamento do comércio estão as dificuldades no atendimento de pacientes infectados pelo novo coronavírus nestas cidades.
Os prefeitos dos municípios citados devem considerar o limitado número de leitos nos hospitais, e a necessidade de aguardar ampliação na quantidade de leitos de Campina Grande, para onde pacientes mais graves da Covid-19 nessas regiões são encaminhados.
Ainda segundo o documento, os gestores municipais têm 24 horas, a contar da notificação, para responder se acatam ou não a recomendação do MPPB. Em caso de descumprimento das medidas recomendadas, as prefeituras podem ser acionadas pelo órgão.
Comentários