VIDA URBANA
Defensoria Pública questiona situação de trabalho dos coveiros em João Pessoa
A capital concentra 85% dos casos de circulação viral do novo coronavírus.
Publicado em 26/04/2020 às 10:21 | Atualizado em 27/04/2020 às 8:44
A Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB) encaminhou ofício à Prefeitura de João Pessoa requerendo informações sobre as condições de trabalho de coveiros e sepultadores da capital. De acordo com autoridades sanitárias do Estado, João Pessoa tem 85% dos casos de circulação viral do novo coronavírus (Covid-19). O número de óbitos chega a 29, de acordo com o último boletim, o que corresponde a 63% dos óbitos em todo o Estado.
O ofício, dirigido à Secretaria de Desenvolvimento Urbano do município, é assinado pelas coordenadoras do Núcleo de Mediação em Saúde, Remédios Mendes, e do Núcleo de Direitos Humanos e da Cidadania, Lydiana Cavalcante.
As defensoras públicas querem saber se os sepultamentos que estão ocorrendo na cidade de João Pessoa, quando há casos confirmados ou com suspeita de Covid-19, estão observando as normas da Nota Técnica 02/2020 da Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa). Também foi questionado qual é o número de coveiros municipais existentes e se esses profissionais recebem apoio psicológico.
Ao gestor da pasta, o secretário Zennedy Bezerra, foi dado o prazo de cinco dias úteis para o fornecimento das informações.
Zennedy disse que anda não foi notificado formalmente sobre o pedido, mas adiantou que desde março o prefeito Luciano Cartaxo (PV) editou um decreto regulamentando o funcionamento dos cemitérios na capital. "Evidentemente que estamos seguindo as normas da Agevisa. Reduzimos o horário de funcionamento dos cemitérios, não os sepultamentos, mas a visitação. Os sepultamentos, todas as unidades não fazem mais velórios. Aqueles que a certidão declara covid nos fazemos o sepultamento direto, sem a articipaçao da família e ele é lacrado", afirmou.
No caso específico da segurança dos coveiros, Zennedy Bezerra assegurou que os profissionais estão realizando o trabalho com todo o equipamento de proteção individual preconizado pelos órgãos de segurança da saúde. "Isso não é novidade. Estamos tomando esses procedimentos desde o início de março", completou.
Em João Pessoa há oito cemitérios: São José (Cruz das Armas), Cristo Redentor (Cristo Redentor), Nossa Senhora da Penha (Praia da Penha), Senhor da Boa Sentença (Varadouro), São Sebastião (Muçumagro) e Santa Catarina (Bairro dos Estados), além cemitérios privados Jardim Mangabeira e Parque das Acácias (José Américo).
Comentários