icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Saúde inicia testes para coronavírus nos domicílios dos pacientes, em João Pessoa

Serão realizados três mil testes para mensurar o comportamento do vírus na capital.

Publicado em 26/04/2020 às 13:38 | Atualizado em 27/04/2020 às 9:22


                                        
                                            Saúde inicia testes para coronavírus nos domicílios dos pacientes, em João Pessoa
Foto: divulgação/secom-pb

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa, iniciou, neste domingo (26), a ação de teste rápido à domicílio em pacientes com sintomas gripais. Ao todo serão realizado 3 mil testes. O objetivo da estratégia é mensurar o número de indivíduos com Síndrome Gripal infectados pelo Covid-19 e saber como se comporta a doença na capital, a área mais afetada da Paraíba, concentrando 62,7% dos casos de coronavírus no estado, conforme o último boletim divulgado neste sábado (25).

Com ação, o Estado e o município esperam obter dados que possam auxiliar na tomada de decisão de estratégias para o enfrentamento da pandemia. A testagem será realizada por 30 equipes de saúde no período de 26 a 30 de abril. Segundo a Vigilância Epidemiológica Municipal, os testes serão realizados em usuários que apresentaram os sintomas no período de 17 de março a 17 de abril, com sintomatologia de sete dias da doença.

A estratégia foi elaborada após a chegada do primeiro lote das 310 mil unidades de teste rápido compradas pelo Governo da Paraíba, com recursos próprios, para serem aplicadas na população. A SES repassou os testes para a capital e, em contrapartida, o município entrou com a equipe de testagem.

De acordo com a secretária executiva da Saúde da Paraíba, Renata Nóbrega, a SES distribuiu as 20 mil unidades entre 36 municípios, priorizando a região metropolitana da capital que detém mais de 80% dos casos do novo coronavírus (covid-19). Ela explica que a estratégia adotada em João Pessoa, em parceria com a SMS, foi a testagem em domicílio, para evitar aglomerações.

“Enviamos para a secretaria municipal 3 mil testes rápidos e colocamos junto a eles profissionais do estado para auxiliar com a metodologia adotada. As pessoas que serão testadas são aquelas com tempo de sintomas acima de sete dias e que foram notificadas com Síndrome Gripal pela central de atendimento do município no período entre 17 de março e 17 de abril. Para todos os 36 municípios tivemos a mesma contrapartida. Enviamos os testes adquiridos com recursos do Estado e eles vão arcar com os EPIs e as testagens”, pontua.

Testes rápidos na Paraíba

Os testes rápidos foram distribuídos em serviços estaduais e municipais para testagem do público-alvo mantendo o fluxo de registro das informações via sistemas oficiais.

Em Campina Grande, a testagem será feita nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de referência. Na 2ª Gerência Regional de Saúde (GRS), a referência para os testes rápidos será a UPA de Guarabira. Na 3ª GRS os testes rápidos serão realizados no Hospital Municipal de Esperança, no Centro de Testagem de Esperança e no Hospital Municipal de Areia. Na 4ª GRS a oferta dos testes rápidos será no Centro de Testagem de Cuité, Centro Testagem de Picuí e Hospital Regional de Picuí.

Na 5ª GRS as referências são o Hospital de Sumé, Hospital de Serra Branca, UPA de Monteiro; 6ª GRS: Hospital Regional de Patos ou UPA de Patos e Hospital Sinhá Carneiro, em Santa Luzia; 7ª GRS: Piancó, Conceição, Hospital Regional de Itaporanga; 8ª GRS: Hospital Regional de Catolé, Hospital Municipal de São Bento, Hospital Municipal de Brejo do Cruz; 9ª GRS: UPA de Cajazeiras, Posto de Testagem Uiraúna, Hospital Municipal de São José de Piranhas; 10ª GRS: Sousa, nos Centro de Testagem e na UPA; 11ª GRS: Hospital de Princesa Isabel, Hospital Municipal de Princesa Isabel, Hospital Municipal de Água Branca e Hospital Municipal de Juru; 12ª GRS: UPA de Ingá, Hospital Municipal de Pedras de Fogo, Posto de Testagem de Itabaiana; 13ª GRS: Pombal Hospital Regional de Pombal, UPA de Pombal, Hospital Municipal de Paulista; 14ª GRS: Posto de Testagem de Mamanguape, Secretaria Municipal de Saúde e Hospital Regional;15ª GRS: Hospital Regional de Queimadas, Hospital Municipal de Aroeiras, Hospital Municipal de Boqueirão; 16ª GRS: Hospital Geral de Taperoá e Hospital Municipal de Soledade.

Imagem

Angélica Nunes

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp