VIDA URBANA
IFPB decide prorrogar suspensão das aulas até 29 de maio devido à pandemia
Medida foi decidida em reunião entre dirigentes da instituição na tarde desta segunda-feira (27).
Publicado em 27/04/2020 às 18:08 | Atualizado em 28/04/2020 às 8:48
O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) decidiu prorrogar a suspensão das aulas presenciais até o dia 29 de maio, devido ao risco de contágio por Covid-19. A medida foi decidida em uma reunião com representantes do Colégio de Dirigentes da instituição, realizada através de videoconferência na tarde desta segunda-feira (27).
As aulas no IFPB estão suspensas desde o último dia 17 de março. Na época, a previsão era de que o retorno acontecesse no dia 12 de abril, mas considerando a situação epidemiológica da Paraíba por conta da pandemia do novo coronavírus, o Comitê Gestor de Crise informou que as aulas continuariam suspensas até o dia 30 do mesmo mês.
Agora, faltando poucos dias para o final deste prazo, o IFPB decidiu adiar a volta às aulas para o dia 29 de maio. Segundo a pró-Reitora de Ensino do IFPB, Mary Roberta Meira, ainda nesta segunda (27) o Conselho Superior (CONSUPER) da instituição irá protocolar uma nota validando a decisão, que mais uma vez considera as recomendações das autoridades de saúde acerca do isolamento social neste momento de pandemia.
"Nosso Comitê de Crise fez uma recomendação e o Colégio de Dirigentes, composto pelas autoridades máximas do IFPB, decidiu acatar levando em conta a opinião de médicos e cientistas que têm nos atualizado sobre o andamento da pandemia.", explicou pró-Reitora Mary Roberta.
A suspensão das aulas é válida para todos os campi do instituto Federal da Paraíba (IFPB), e semanalmente o Comitê de Crise da instituição irá continuar se reunindo para avaliar o cenário epidemiológico nacional, seguindo recomendações em conformidade com o Ministério da Saúde.
Outras instituições
A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) decidiu suspender todas as atividades do calendário acadêmico 2020.1 por tempo indeterminado, também em função da pandemia do novo coronavírus. Além dos cursos de graduação, os cursos de pós-graduação também estão suspensos, porém as pesquisas e orientações continuarão sendo desenvolvidas de maneira remota. A situação dos cursos do Ensino a Distância (EAD) será discutida no próximo mês. A UFPB tem 36.792 estudantes em todos os níveis de ensino.
Já na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) as aulas continuam suspensas até o dia 18 de maio. Até lá um novo encontro será realizado, no dia 8 de maio, para avaliar os cenários e discutir o tema. Até lá um novo encontro será realizado, no dia 8 de maio, para avaliar os cenários e discutir o tema. Os reitores e coordenadores das instituições entenderam que seria um risco retomar as atividades, já que há a expectativa de pico na transmissão da doença na Paraíba até o fim deste mês.
Comentários