icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Cartilha orienta vítimas de violência doméstica durante isolamento na PB

A iniciativa, nomeada de ‘Isolamento Seguro’, foi publicada nesta quinta-feira (7) no site da prefeitura de João Pessoa.

Publicado em 07/05/2020 às 18:23 | Atualizado em 08/05/2020 às 8:07


                                        
                                            Cartilha orienta vítimas de violência doméstica durante isolamento na PB
Foto: Divulgação

A Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SPPM), disponibilizou uma cartilha para orientar mulheres sobre como agir em casos de violência domésticas durante o isolamento social. A iniciativa, nomeada de ‘Isolamento Seguro’, foi publicada nesta quinta-feira (7) no site da PMJP.

>>> A cartilha 'Isolamento Seguro' pode ser consultada aqui

De acordo com a secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Adriana Urquiza, a ideia de produzir uma cartilha surgiu após o trabalho da pasta precisar ser feito remotamente, por conta pandemia de Covid-19. 

“Não poderíamos deixar de acompanhar as mulheres que já são atendidas pela secretaria. Então começamos a nos preocupar com as demais que ainda não tiveram coragem de denunciar seus agressores ou que não sabem o que fazer e ainda por cima se encontram em companhia de seus agressores, isoladas em casa durante a pandemia”, explicou.

O material tem o intuito de orientar não só as mulheres vítimas de agressão, mas também a população em geral, apresentando os procedimentos que permanecem ativos durante a pandemia, e dicas para que as mulheres se mantenham seguras e emocionalmente estáveis. A cartilha também contém um plano de segurança para casos em que as mulheres precisem agir sozinhas.

Delegacia online

A Polícia Civil ampliou o serviço da Delegacia Online para que as pessoas não precisem sair de casa e cumpram a recomendação de isolamento social a fim de conter a velocidade da transmissão do Coronavírus (Covid -19).

Desde o 20 de março de 2020 já é possível usar a internet para comunicar à Polícia Civil ocorrências de qualquer natureza, desde que não sejam urgentes e não precisem de perícias. A medida busca evitar a circulação de pessoas nas ruas e, com isso, prevenir a contaminação pela doença.

Através da delegacia online, a população já conseguia registrar ocorrências que não tiveram o uso de violência, como perdas e extravios de documentos e objetos, acidente de trânsito sem vítima, furto, desaparecimentos e localização de pessoas.

Com a ampliação, durante o período emergencial, passarão a ser comunicadas via on-line outros fatos, como casos específicos de violência doméstica (para casos sem violência física ou sexual, como ameaça, injúria, calúnia e difamação), e ocorrências sem crimes, como abandono de lar, bloqueio de veículos, desacordos comerciais e evasão hospitalar. A partir de agora, também é possível solicitar Medidas Protetivas de Urgência.

Os registros feitos pela delegacia on-line são analisados e encaminhados para apuração, de acordo com cada caso. Os comunicantes receberão os BO´s por e-mail.

Imagem

Bruna Couto

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp