VIDA URBANA
Prefeitura de JP lança plataforma digital para alunos acessarem atividades
Secretaria afirma que outras soluções foram criadas para quem não tem acesso à internet.
Publicado em 08/05/2020 às 12:31
A partir desta sexta-feira (8), os estudantes do ensino fundamental da rede municipal de João Pessoa poderão ter acesso a atividades e vídeos pedagógicos de forma online. De acordo com a prefeitura da capital, em breve a plataforma denominada Conexão EscoLar também estará disponível para os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) neste período de suspensão das aulas em decorrência do decreto municipal como medida de enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19).
A plataforma pode ser acessada no site da prefeitura. Os estudantes deverão apenas clicar na sala correspondente ao seu nível (1º ao 9º ano) e a partir daí ter acesso a todo o material. As atividades são produzidas pela equipe de formadores da Sedec em colaboração com os professores da rede municipal. A PMJP conta com sistema de ensino próprio, regulamentado pelo Conselho Municipal de Educação de João Pessoa.
Para os estudantes que não possuem computadores e acesso à internet, a Secretaria de Educação da capital informa que tem utilizado outras ferramentas, incluindo a disponibilização física do material nas instituições. “Não há uma estratégia única para toda a rede. Existem as orientações e encaminhamentos por parte da Sedec sobre o uso de todas as ferramentas, e cada escola usa a estratégia que for mais próxima de sua realidade e que garanta a participação do maior número de crianças possível”, explicou a secretária Edilma Freire.
Ferramentas
Além da plataforma e da entrega do material impresso, a Sedec tem utilizado outras estratégias de conexão com os estudantes. Uma delas é a realização de atividades padronizadas para Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano). Estes estudantes recebem semanalmente, via WhatsApp, atividades construídas com sugestões de professores e vídeos ou áudios explicativos.
Para quem já cursa os anos finais do Ensino Fundamental ou é aluno do EJA, é possível ter acesso aos professores e às atividades por meio de plataformas como o Google Class Room e Google Forms e também pelos grupos de WhatsApp. Essas duas plataformas ajudam na interação e no envio de atividades para os estudantes.
Educação infantil
No caso dos alunos da rede de educação Infantil foi criado o projeto Marmita Literária, que também beneficia estudantes de Escolas em Tempo Integral e de outras 15 unidades. O projeto funciona com a entrega de livros paradidáticos e caderno de atividades junto às quentinhas com alimentação. O objetivo de garantir um momento de leitura em família, de forma lúdica e prazerosa.
Escuta Solidária
Para garantir apoio psicológico e emocional às famílias e às crianças nesse período de isolamento, a PMJP lançou também o projeto Escuta Solidária. O serviço dispõe de uma central telefônica grátis com psicólogos/as escolares de segunda a sexta-feira, para auxiliar nesse momento de mudança nas rotinas e trabalhar seus medos, ansiedade e inseguranças.
Comentários