VIDA URBANA
Cinco índios Potiguaras testam positivo para Covid-19 na Paraíba
Ccnforme o boletim da Sesai, ainda há nove casos suspeitos e 16 descartados.
Publicado em 19/05/2020 às 12:06 | Atualizado em 19/05/2020 às 16:22
Pelo menos cinco indígenas Potiguaras, que vivem no Litoral Norte da Paraíba, testaram positivo para o novo coronavírus (Covid-19) desde o início da pandemia. Destes, quatro já se recuperaram e um ainda segue em tratamento, segundo dados da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), do Ministério da Saúde, divulgados em um boletim epidemiológico nesta segunda-feira (18). Todos os índios são do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Potiguara.
Ainda conforme o boletim da Sesai, há nove casos suspeitos e 16 descartados. Nenhum óbito foi registrado no DSEI. Dois dos indígenas recuperados são um casal que, segundo a Secretaria de Saúde de Rio Tinto, Litoral Norte da Paraíba, foi liberado após 14 dias de internação. De acordo com Isabel Regina, secretária de saúde do município, informou ao G1, a notificação do caso foi feita pela Secretaria Especial de Saúde Indígena.
Ainda de acordo com Isabel Regina, a secretaria irá receber testes rápidos mas somente para aplicar nos profissionais de saúde e vigilância se tiverem sintomáticos. Além disso, a SMS e a Sesai está visitando todas as aldeias explicando os decretos estadual e municipal, pedindo que respeitem o isolamento, que não tem sido cumprido na cidade.
Os índios potiguaras, com apoio da Polícia Militar, tem reforçado as barreiras sanitárias nas aldeias, para evitar a contaminação por coronavírus. A entrada de visitantes foi proibida e os moradores devem entrar de máscara.
A DSEI Potiguara tem 15.374 índios, de seis etnias distintas. Eles vivem em 34 aldeias e contam com 20 equipamentos básicos de saúde.
Comentários