VIDA URBANA
Isolamento social em João Pessoa atinge apenas 43,2%
Entre os bairros que se destacaram pela baixa adesão ao isolamento estão Castelo Branco, Ponta do Seixas e Planalto da Boa Esperança.
Publicado em 19/05/2020 às 17:05 | Atualizado em 19/05/2020 às 19:30
Os índices do isolamento social em João Pessoa ainda continuam distantes dos 70% recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O que tem preocupado é que o percentual, que antes era na faixa de 50%, está diminuindo dia após dia. Nesta segunda-feira (18), foi registrado um isolamento social de apenas 43,2% na Capital.
Segundo a prefeitura da capital, o número está acima da média brasileira, que atualmente é de 42,7% e abaixo da média paraibana, que chegou aos 44,2%.
Entre os bairros que se destacaram pela baixa adesão ao isolamento estão Castelo Branco, Ponta do Seixas e Planalto da Boa Esperança. Por outro lado, as regiões de Brisamar, Jardim Cidade Universitária e Rangel (próximo à Mata do Buraquinho) estão entre os melhores resultados. A meta de todos os municípios é chegar a um isolamento geral de ao menos 70%.
No fim de semana, os números foram um pouco melhores. O isolamento chegou a 47% no sábado (16) e 55,1% no domingo (17). A capital ficou acima das médias brasileira e paraibana, que ficaram em torno de 46% no sábado e de 52% no domingo.
Nesta segunda-feira (18), o prefeito Luciano Cartaxo prorrogou por meio de decreto o prazo de vigência do isolamento na capital, estendendo as medidas até o dia 31 do corrente mês. O texto suspende o funcionamento de serviços não essenciais e as aulas em instituições da rede municipal de ensino. Também permanece suspenso o transporte coletivo urbano, a exceção do 'transporte saúde', exclusivo para profissionais da área.
Outras medidas reforçadas foram o fechamento da orla marítima e de parques públicos para circulação de pedestres, ciclistas e estacionamento de veículos. Também continua proibido o acesso às praças e outros espaços públicos que gerem aglomerações.
Comentários