icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Paraíba é o 3º pior no recadastramento biométrico

Paraíba atingiu 38,3% da meta, recadastrando 341,9 mil eleitores.

Publicado em 21/11/2013 às 6:00 | Atualizado em 04/05/2023 às 12:12

Faltando apenas quatro meses para o fim do prazo para o recadastramento biométrico, mais de 553,6 mil eleitores paraibanos convocados pela Justiça Eleitoral ainda não compareceram aos postos de atendimento instalados em 19 municípios do Estado. Levantamento divulgado ontem pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) aponta que a Paraíba atingiu 38,3% da meta, recadastrando 341,9 mil eleitores. Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) revelam que a Paraíba registra atualmente o terceiro pior índice entre os Estados da federação que realizam o recadastramento.

Ao todo, 895.659 paraibanos devem atualizar os dados até 21 de março de 2014. Na revisão biométrica, a Paraíba só está melhor posicionada que os Estados do Amazonas (22,4%) e Bahia (35,6%). O Estado também está abaixo da média nacional, que é de 55,5%. A Justiça Eleitoral já conseguiu recadastrar mais de 7,6 milhões de eleitores em todo o país de um total de 13,6 milhões convocados desde março deste ano.

De acordo com o TRE, o principal desafio é o tamanho da meta do recadastramento no Estado, já que a Paraíba está entre os três Estados com maior número de eleitores convocados. “É importante destacar que temos uma das maiores metas do país. A proporção de paraibanos vai ser maior do que outros locais, já que convocamos um terço do nosso eleitorado”, informou Leonardo Lívio, secretário de Tecnologia da Informação do TRE. A Paraíba possui 2.865.819 eleitores.

Pernambuco tem a maior meta, pretendendo recadastrar 2,2 milhões de eleitores em 35 municípios e mesmo assim conseguiu realizar 45% da biometria. O segundo maior número de convocados está no Distrito Federal com 1,1 milhão de eleitores, todos em Brasília. O índice no DF é de 63%. O Estado com maior percentual de comparecimento é Roraima, com 82% dos mais de 184 mil convocados, seguido por Paraná (81%) e Minas Gerais (80%).

Para reforçar o atendimento, o TRE pretende fazer um remanejamento dos servidores e dos equipamentos à medida que os municípios menores atingirem a meta de 80% de comparecimento. A estrutura será direcionada para João Pessoa e Campina Grande, que possuem a maior população, ou para localidades que apresentarem baixo índice de recadastramento.

Seis cidades já estão acima da meta: Massaranduba (88,3%), Boa Vista (86,4%), Capim (84,7%), Emas (82,6%), Aguiar (81,7%) e Catingueira (80,8%). Já os menores índices foram registrados nas cidades de Olho D'água (31,6%), Mataraca (9,1%) e Nova Olinda (7,1%). O recadastramento também está sendo feito em João Pessoa, Campina Grande, Mamanguape, Lagoa Seca, Cuité de Mamanguape, Itapororoca, Caiçara, Logradouro, Serra da Raiz e Igaracy.

NOVO POSTO

Em João Pessoa, o TRE vai abrir mais um posto de atendimento para atender à demanda. Será no prédio do Procon Estadual, na Lagoa, e não é necessário agendamento pela internet. A meta é atender 800 pessoas por dia.
Na capital, cerca de 160,7 mil pessoenses fizeram o recadastramento, 33,7% do total.

SOBRAM VAGAS EM CG

Em Campina Grande, o baixo índice de comparecimento dos eleitores está preocupando a Justiça Eleitoral. De acordo com o TRE, houve uma queda na procura pelo recadastramento biométrico e estão sobrando diariamente cerca de 400 vagas no município para o atendimento à população. A capacidade total é atender até 1,7 mil eleitores ao dia, mas a média não está passando de 1,3 mil. Mais de 100 mil eleitores já compareceram, o que representa 36,1% da meta na cidade.

“Temos capacidade de absorver uma quantidade maior em Campina Grande, mas nem todas as vagas são preenchidas”, disse Leonardo Lívio, alertando que anteriormente a população comparecia numa proporção maior. Dois postos de atendimento está funcionando no município, no Fórum Eleitoral do bairro da Liberdade e no Museu Vivo da Ciência, próximo ao Terminal de Integração, Centro.

“Será um posto para o atendimento espontâneo de quem não fez o agendamento pela internet, onde pretendemos atender 800 pessoas por dia. Estamos preparando a estrutura para que até a próxima segunda nós possamos divulgar a data de abertura”, adiantou.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp