VIDA URBANA
Hospital com 150 leitos para tratamento de Covid-19 é inaugurado em João Pessoa
Unidade vai funcionar no antigo Hospital Santa Paula.
Publicado em 15/06/2020 às 15:16 | Atualizado em 15/06/2020 às 19:25
Um novo hospital com mais 150 leitos exclusivos para tratamento de pessoas acometidas pela Covid-19 foi inaugurado pelo governador João Azevêdo (Cidadania) nesta segunda-feira (15), em João Pessoa. Segundo o Governo Estadual, a unidade, instalada onde era o antigo Hospital Santa Paula, será uma extensão da Maternidade Frei Damião, e dispõe de 150 leitos, sendo 20 de Unidades de Terapia Intensiva, para tratar a população dos 64 municípios que compõem a 1ª macrorregião de Saúde da Paraíba.
De acordo com o governador João Azevêdo, o hospital está totalmente reformado e servirá, inicialmente, para tratamento de pacientes infectados pelo novo coronavírus. Após a pandemia, o local servirá como uma nova maternidade para atender gestantes da região.
"Estamos abrindo 150 leitos, sendo 130 leitos de enfermaria e 20 de UTI, para que a gente possa dar apoio e suporte à população nesse momento. Eu agradeço o esforço gigantesco de toda a equipe para que isso se tornasse realidade, pois optamos por fazer estruturas fixas para que possam ser utilizadas após a pandemia”, ressaltou João Azevêdo.
O secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, comentou que o novo hospital assegura uma assistência especial à mulheres diagnosticadas com a Covid-19. O local possui três pavimentos com posto de Enfermagem e Farmácia; quatro salas de repouso para médicos; oito salas de repouso multiprofissional; duas recepções; sala de espera; refeitório; cozinha; despensa; e banheiros. Segundo o secretário, a maternidade é a maior e mais ampla em funcionamento na Paraíba.
"Esse é mais um espaço que o Governo do Estado propicia aos paraibanos para o atendimento de casos do coronavírus, com o objetivo de atender às gestantes e puérperas, permitindo uma individualização dessas pessoas que se enquadram no grupo de risco, garantindo uma melhor assistência de saúde. Após a pandemia, esse espaço será destinado à maternidade Frei Damião, pois o outro prédio será demolido para que seja construído um novo hospital materno-infantil, que será a maior e mais ampla maternidade do Estado, e que dará um incremento na qualidade do atendimento na Grande João Pessoa”, comentou.
Segundo a diretora geral da Maternidade Frei Damião, Selda Gomes, a unidade inaugurada deverá contar com pelo menos 80 profissionais atuando diariamente para oferecer assistência clínica de média e alta complexidade, com leitos de internação e de UTI.
Comentários