VIDA URBANA
Médica da Paraíba que alertou sobre perigo da Covid-19 em bebês morre da doença
Ana Cantalice tinha 56 anos de idade, e atuava como pediatra em hospitais de Campina Grande.
Publicado em 23/07/2020 às 16:07 | Atualizado em 24/07/2020 às 7:30
Morreu nesta quinta-feira (23) a médica pediatra Ana Lucia Freire Cantalice, de Campina Grande, vítima da Covid-19. A médica tinha 56 anos de idade e foi uma das que primeiro alertou para o risco de infecções pelo novo coronavírus em bebês recém-nascidos, na Paraíba.
Doutora Ana Cantalice, como era conhecida, atuava na Fundação Assistencial da Paraíba (FAP) e no Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (Isea), em Campina Grande. Ela estava internada em um hospital particular na capital João Pessoa, tratando de complicações da Covid-19.
De acordo com colegas de profissão, Ana Cantalice tinha hipertensão e, portanto, fazia parte de um dos grupos de risco para o novo coronavírus. No entanto, a médica decidiu não se afastar do ofício e continuou atuando em unidades hospitalares, mesmo durante a pandemia.
A profissional de saúde chegou a idealizar um projeto de distribuição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) em hospitais de Campina Grande, no início da pandemia. O projeto denominado “Feliz Shield”, personaliza com animações os protetores faciais de profissionais que atendem crianças, para deixá-las mais confortáveis no ambiente hospitalar.
Em entrevista à TV Paraíba, exibida no JPB 2 do último dia 5 de junho, Ana Cantalice alertou para infecções pelo novo coronavírus em bebês recém-nascidos. Na ocasião, ela comentou sobre o caso de um bebê que testou positivo para a doença após ter contato com pessoas da família, e se mostrou preocupada com essa realidade, até então, desconhecida.
"É um caso inédito na cidade, e ajuda os profissionais de saúde e principalmente os pediatras a desenvolverem um novo olhar para a pandemia que assola o mundo.", comentou.
Homenagens
Em nota, o prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSD) lamentou profundamente a morte de Ana Cantalice. Para o gestor, a cidade e a Medicina perdem uma profissional exemplar e querida.
"Dra. Ana era uma militante das boas causas na área de Saúde atuante e se desdobrava em cuidados especiais a seus pequenos pacientes", destaca o prefeito.
Romero Rodrigues e profissionais de saúde que conviveram com Dra. Ana Cantalice prestaram as últimas homenagens à médica em um cortejo fúnebre, onde o corpo da pediatra percorreu as principais ruas de Campina Grande, junto à ambulâncias do Samu e carros de amigos e familiares.
Comentários