icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Número de profissionais de saúde infectados pela Covid-19 na PB cresce 62%

Casos confirmados saíram de 2.969 para 4.816. Em algumas categorias, o crescimento ultrapassou os 100%.

Publicado em 24/07/2020 às 9:18 | Atualizado em 24/07/2020 às 18:15


                                        
                                            Número de profissionais de saúde infectados pela Covid-19 na PB cresce 62%
Belém PA 22 04 2020-O Governo do Pará entregou, nesta quarta-feira (22), em Santarém, oeste paraense, o terceiro Hospital de Campanha para o combate ao novo coronavírus. A estrutura fica no espaço Pérola do Tapajós, com 120 leitos, distribuídos em uma área de 3,6 mil metros quadrados. O governador do Pará, Helder Barbalho participou da cerimônia por videoconferência.O chefe do Executivo Estadual ressaltou que, com o intuito de minimizar o impacto da crise de saúde, ainda na primeira quinzena de março, há mais de 40 dias, o Estado iniciou o processo de isolamento e convencimento da população como estratégia de confinamento social, de redução nas atividades. Segundo ele, o objetivo era que as pessoas pudessem se atentar para uma nova rotina de vida. Foto Secom. Pesquisa com cerca de 2 mil pessoas vai ser feita para acompanhar quem já teve e vai ter Covid-19 no estado Foto: Secom/PA

O número de profissionais de saúde contaminados pelo novo coronavírus registrou um crescimento alarmante em um mês. O JORNAL DA PARAÍBA fez um comparativo, levando em consideração os boletins divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) nos dias 22 de junho e 22 de julho, constatando um aumento de 2.969 para 4.816 casos confirmados, o que representa uma elevação de 62,2%. Em algumas categorias, o crescimento ultrapassou os 100%.

Nesta quinta-feira (23), a Paraíba chegou a marca de 73 mil casos confirmados da Covid-19, desde o início da pandemia, com 2.132 novos casos. Foram confirmadas 37 mortes desde o último boletim, com nove delas ocorridas nas últimas 24 horas. A ocupação total de leitos de UTI no estado (adulto, pediátrico e obstétrico) é de 51%.

Um detalhe é que os números totais apresentados pelos boletins da SES não são compatíveis com os resultados das porcentagens referentes às categorias profissionais, quando são somados. Em junho, o quantitativo total apresentado pela Secretaria Estadual de Saúde foi de 2.946 e no mês seguinte, 4.869.

Entre as funções com o maior número de profissionais infectados está a de agente comunitário de saúde, com um aumento de 131,2%. Em junho eram 147 profissionais com casos confirmados do novo coronavírus e em julho, a quantidade de infectados chegou a 340. Os fisioterapeutas também tiveram um crescimento considerável no número de casos, saindo de 88 para 194, representando 120,4%.

A quantidade de técnicos/auxiliares em enfermagem infectados cresceu 59,9%, já que em junho eram 913, enquanto que no mês de julho chegou a 1.460 profissionais. Outra categoria com um crescimento considerável foi a dos enfermeiros, com 65,2%, sendo 530 profissionais em junho e 876 em julho. O número de médicos contaminados pelo novo coronavírus saiu de 382 para 536, mostrando um aumento de 40,3%.

Os boletins também apresentam profissionais de outras categorias que também foram infectados pelo novo coronavírus. A impossibilidade de estabelecer um comparativo se deu pelo fato do boletim de julho mostrar determinadas profissões, que não foram mostradas no mês anterior.

Em junho, o boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde apresentou dados referentes a contaminação de profissionais como auxiliares de saúde bucal (58), farmacêuticos (58), nutricionistas (58) e cirurgiões (58). Outros segmentos não identificados receberam a legenda de ‘demais’, com 677 casos.

Já no mês seguinte foram registradas infecções em cirurgiões-dentistas (97), condutores de ambulância (97), recepcionistas (146), outros tipos de agentes de saúde (97) e a categoria ‘demais’ registrou 973 casos.

Imagem

Raniery Soares

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp