VIDA URBANA
Cartaxo libera funcionamento das praças de alimentação dos shoppings de João Pessoa
Reabertura dos estabelecimentos vai acontecer na quinta-feira (6).
Publicado em 04/08/2020 às 22:21 | Atualizado em 04/08/2020 às 22:31
As praças de alimentação dos shoppings centers de João Pessoa vão voltar a funcionar na quinta-feira (6). O anúncio foi feito pelo prefeito Luciano Cartaxo (PV) nesta terça-feira (4). Além dessa novidade, a prefeitura também fez modificações na quarta etapa do Plano Estratégico de Flexibilização, com relação aos restaurantes self-service e no horário de funcionamento de cafeterias e lanchonetes.
As medidas foram anunciadas após reunião com o Sindicato das Empresas de Hotelaria e Alimentação da Capital, além de também terem sido analisados dados sanitários e de ocupação hospitalar, por exemplo.
"Realizamos uma reunião com o Sindicato das Empresas de Hotelaria e Alimentação da Capital e chegamos a um bom no sentido de flexibilizar a abertura das praças e demais alterações de forma que continuemos preservando as vidas das pessoas. O setor de bares e restaurantes pode dar mais um passo nesta retomada gradual às atividades, abrindo agora as praças de alimentação, seguindo as regras de ouro que estabelecemos e que tem nos ajudado a salvar vidas”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.
A decisão do prefeito vem poucos dias após empresários cobrarem a reabertura das praças. O shoppings já estavam abertos desde o dia 13 de julho, e os bares e restaurantes começaram a funcionar no dia 27 do mesmo mês.
Desta forma, a partir da quinta-feira, as praças de alimentação dos shoppings poderão ser reabertas seguindo as mesmas normas e protocolos estabelecidos para os bares e restaurante. Dentre as regras, está a limitação a 50% da capacidade local, distanciamento de 1,5 metro, disponibilização de álcool gel e a continuidade do uso obrigatório das máscaras. O horário estabelecido é o mesmo de funcionamento dos shoppings.
Também foi feito um ajuste no horário das cafeterias, lanchonetes e similares, para que elas possam funcionar em horário corrido, de 12h às 20h e não mais conforme estava estabelecido anteriormente, que seguia os mesmos horários de bares e restaurantes. Uma outra mudança acontece nos restaurantes que servem refeições self-service. A partir desta quinta, não será mais obrigatória a presença de um funcionário do estabelecimento servindo os clientes. Para reduzir as aglomerações, estes restaurantes deverão dispor de protetores salivares nos buffets, mas os próprios clientes poderão se servir utilizando luvas descartáveis oferecidas pelos estabelecimentos.
Comentários