icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Cartilha com regras sobre Propaganda para as Eleições 2020 é lançada pelo TRE-PB

Mudança das datas turnos do pleito alterou também período de condutas vedadas.

Publicado em 14/08/2020 às 8:50 | Atualizado em 14/08/2020 às 10:16


                                        
                                            Cartilha com regras sobre Propaganda para as Eleições 2020 é lançada pelo TRE-PB

Há quase três meses das Eleições, a Corregedoria Regional Eleitoral da Paraíba lançou, nesta quinta-feira (13), uma nova cartilha de propaganda eleitoral para o pleito municipal deste ano. O material traz orientações sobre o que é permitido durante o período pré-convenções e da campanha propriamente dita até o dia do pleito, que este ano terá o 1º turno realizado no dia 15 de novembro e o 2º turno em 29 de novembro, devido a pandemia.

O desembargador Joás de Brito Pereira Filho, Corregedor do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, informou que a cartilha será disponibilizada de forma remota no site do Tribunal, mas algumas serão confeccionadas, porém em número reduzido, em virtude da dificuldade de distribuição. O exemplar físico está disponível na sede do TRE-PB para o público que esteja interessado em obtê-la e saber o que pode e o que não pode nessas Eleições.

Este ano, devido a pandemia, a propaganda eleitoral para disputa aos cargos de prefeito e vereador será permitida a partir do dia 27 de setembro. Antes disto está autorizada propaganda eleitoral feita por filiados a partidos políticos ou pré-candidatos, bem como a participação em entrevistas, programas, debates em rádio, TV ou internet, encontros, seminários e congressos, reuniões públicas, discussões de propostas de governos, desde que neles não haja pedido explícito de votos.

É também permitida,na quinzena anterior às convenções (15 dias antes da data da convenção), a propaganda realizada nas imediações da convenção por pretensos candidatos aos seus correligionários, desde que não ocorra por rádio, TV ou outdoor.

A cartilha destaca que qualquer cidadão, candidato, partido ou coligação ao verem uma propaganda eleitoral não permitida, tem o dever de denunciar às autoridades responsáveis: Ministério Público Eleitoral e Juízes Eleitorais.

Cartilha

A Cartilha é uma idealização da Corregedoria Eleitoral do TRE-PB, que evidencia as atualizações da Lei 9.504, (Lei das Eleições) de forma didática ao cidadão, abordando os principais pontos sobre a propaganda eleitoral, com destaque para o que é permitido e o que é proibido nas eleições 2020.

A Coordenadora da Corregedoria, Vanessa Melo do Egypto, que participou da elaboração da cartilha, destacou que a legislação que rege a propaganda eleitoral é bastante densa, com muitos detalhes que dificultam a compreensão do cidadão em geral. "Esperamos, com essa cartilha, munir o cidadão de informações claras, diretas, de uma forma simples para que ele possa tirar as dúvidas porventura existentes, sem, contudo, termos a pretensão de substituir a legislação que existe sobre propaganda eleitoral”, reiterou.

José Ricardo Porto, presidente do TRE-PB, parabenizou a todos os integrantes da Corregedoria, afirmando que “a cartilha está muito bem feita, muito bem elaborada, atualizadíssima, o que é muito importante”, recomendando a todos que “seria muito importante uma leitura dessa cartilha, inclusive de suma importância também para os operadores do direito”.

Imagem

Angélica Nunes

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp