icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Secretaria promove atividades lúdicas para combater o tabagismo entre crianças

 A Paraíba possui 453.546 fumantes, dos quais 89.784 estão em João Pessoa. A estimativa é do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Publicado em 29/08/2015 às 8:00

A Paraíba possui 453.546 fumantes, dos quais 89.784 estão em João Pessoa. A estimativa é do Instituto Nacional do Câncer (Inca) e para lembrar o Dia Nacional de Combate ao Fumo, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) vai realizar uma abordagem lúdica de prevenção para crianças e adolescentes por meio do jogo 'Will', lançado esta semana e que pode ser baixado em tablets e celulares. O Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis Agudos da SES não possui dados sobre crianças e adolescentes fumantes, mas reconheceu que esse grupo é o alvo das indústrias do tabaco. Somente no primeiro trimestre deste ano, 1.528 tabagistas foram tratados no Estado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
As ações de combate ao tabagismo começaram a ser realizadas na última quarta-feira em shoppings e escolas públicas e privadas de João Pessoa, dentro das ações do Programa Saúde na Escola (PSE). Segundo a coordenadora do Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis Agudos da SES, Gerlane Carvalho, o objetivo é alertar os jovens a não iniciarem o fumo.
Os jogos educativos sobre tabagismo foram desenvolvidos em uma plataforma que pode ser acessada, gratuitamente, por celulares ou tablets com sistema operacional Android. O projeto contou com a parceria da empresa paraibana BROZ Creative Studio. “Os jogos estão disponíveis no Play Store, onde qualquer pessoa pode baixar o jogo Will, gratuitamente”, explicou Gerlane Carvalho.
CAMPINA GRANDE
Em Campina Grande, é comum ver adolescentes consumindo cigarros nos espaços públicos, como em praças e nas imediações das escolas. Entretanto, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), essas pessoas não têm buscado por tratamento na rede pública. Dos 480 usuários que são atendidos pelo Programa de Controle do Tabagismo nenhum é adolescente, conforme a coordenadora do programa, Maria Gentil.
“Entre as pessoas assistidas na rede de assistência contra o tabagismo ninguém possui menos de 23 anos. Geralmente o público que nós atendemos é de adultos”, destacou a coordenadora. Ainda de acordo com ela, o programa é realizado em 32 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, no Hospital Dr. Edgley Maciel e na Universidade Estadual da Paraíba.

Tratamento. Na Paraíba existem 37 Centros de Referência para Tratamento dos Fumantes. O serviço é oferecido em Unidades de Saúde da Família, em Centros de Atenção Psicossocial (Caps), Centros de Atenção Integral à Saúde (Cais), Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e Centros de Saúde. Ano passado, 3.423 tabagistas utilizaram os serviços públicos para se livrar do vício. Os hospitais de referência no Estado no combate aos tipos de câncer relacionados ao uso do tabaco, são o Napoleão Laureano, Oncoclínica e Hospital Universitário Lauro Wanderley, em João Pessoa. Em Campina Grande são o Hospital da Fundação Assistencial da Paraíba (FAP) e Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC).

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp