VIDA URBANA
PB tem dois casos confirmados de síndrome pediátrica associada à Covid-19
Ao todo já foram notificados nove casos no estado; duas mortes seguem em investigação.
Publicado em 31/08/2020 às 11:31 | Atualizado em 31/08/2020 às 17:20
A Paraíba tem dois casos confirmados de Síndrome Inflamatória Multissistêmica (SIM-P) associada à Covid-19 em crianças. As vítimas são meninos, um de 6 e outro de 7 anos, que estavam internados no Hospital Arlinda Marques, em João Pessoa. A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) nesta segunda-feira (8).
Segundo a SES, foram notificados no sistema até a última sexta-feira (28), nove casos. Deste total, além dos dois confirmados, outros dois foram descartados e cinco segue em investigação (entre eles dois óbitos).
Os casos confirmados da SIM-P são:
- Menino, 7 anos, residente em Sapé. Recebeu alta do Hospital Arlinda Marques no dia 21 de julho
- Menino, 6 anos, residente de João Pessoa. Recebeu alta do Hospital Arlinda Marques no dia 02 de julho
Risco
Conforme o Ministério da Saúde, a SIMP-P pode estar associada à Covid-19. As crianças sintomáticas podem apresentar lesões e vermelhidão na pele, de maneira parecida com a Síndrome de Kawasaki, conjuntivite, úlceras na boca, semelhante à aftas, e problemas no sistema nervoso central.
Os profissionais de saúde e secretarias municipais de saúde da Paraíba foram alertados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), através de uma Nota Técnica, sobre a ocorrência e notificação imediata obrigatória da SIM-PB. O documento informa que crianças e adolescentes que se contaminaram pelo novo coronavírus têm chances de desenvolver uma doença rara, que pode levar à morte.
Comentários