VIDA URBANA
Uso de celulares estão proibidos em unidades de saúde de João Pessoa
Segundo a SMS, a higienização incorreta dos aparelhos pode transmite o coronavírus.
Publicado em 02/09/2020 às 9:56 | Atualizado em 02/09/2020 às 11:48
O secretário de saúde de João Pessoa, Adalberto Fulgêncio, proibiu o uso de celulares nas dependências de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), hospitais e Unidades de Saúde da Família (USF) da capital. Segundo ele, a medida já era uma recomendação, mas passa a ser uma determinação como forma de evitar o contágio de pacientes e acompanhantes ao novo coronavírus (covid-19).
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa esclarece que enviou um ofício para as unidades de pronto atendimento e hospitais municipais com uma recomendação para tratar de questões relacionadas a salubridade. A prevenção se daria porque a higienização incorreta dos aparelhos telefônicos pode transmite o coronavírus ou até mesmo outro vírus.
Através de sua assessoria, o secretário negou que a determinação teria relação com a interdição do Trauminha de Mangabeira após denúncias das condições do atendimento na unidade ao Conselho Regional de Medicina (CRM). O atendimento foi retomado no fim de semana depois de decisão da Justiça Federal.
"Portanto, foi solicitado que as comissões de Controle de Infecção Hospitalar avaliem a necessidade de restrição do uso de aparelhos eletrônicos portáteis, como medida de controle de contágio, levando em consideração que essa já é uma norma dos órgãos sanitários mesmo antes da pandemia do Coronavírus. A finalidade é garantir a biossegurança dos usuários nos serviços hospitalares e os pacientes não serão prejudicados no acesso à informação", explica a SMS, em nota.
Comentários