POLÍTICA
14 candidatos a prefeito de João Pessoa registram candidatura no prazo
Postulantes a cadeira no Paço municipal podem realizar campanha a partir deste domingo.
Publicado em 26/09/2020 às 11:27 | Atualizado em 06/07/2023 às 13:28
Com o registro das candidaturas de Carlos Monteiro (Rede) e Camilo Duarte (PCO), todas as 14 chapas que foram homologadas em convenções partidárias para a disputa das eleições deste ano, em Campina Grande, encaminharam à Justiça Eleitoral os pedidos de registro de candidatura. O prazo para registro das candidaturas termina às 19h deste sábado.
Todas elas aguardam o julgamento da Justiça Eleitoral. Imbróglio maior que será resolvida pela Justiça Eleitoral diz respeito à participação do Partido dos Trabalhadores (PT), que está em duas chapas na disputa, com a candidatura própria do deputado Anísio Maia, contrariando o interesse do Diretório Nacional em compor com o PSB em apoio à candidatura do ex-governador Ricardo Coutinho (PSB) no pleito.
Além dessas duas candidaturas próprias, a disputa na capital terá sete chapas majoritárias "puro sangue", assim chamadas quando os candidatos a prefeito e vice são do mesmo partido. Além de Rama Dantas (PSTU), que tenta mais uma vez se eleger a prefeita da capital, estreiam em eleições os candidatos: Camilo Duarte (PCO), Carlos Monteiro (Rede), Nilvan Ferreira (MDB), Pablo Honorato (PSOL), Rafael Freire (UP) e Wallber Virgolino (Patriotas).
No confronto com composição de alianças de gestores, participam o ex-prefeito Cícero Lucena (PP), com o apoio do governador João Azevêdo (Cidadania); Edilma Freire (PV), candidata do prefeito Luciano Cartaxo (PV). Além deles, também registraram candidatura João Almeida (SD), Raoni (DEM) e o deputado federal Ruy Carneiro (PSDB).
Campanha
O prazo para o envio do registro das candidaturas para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador se encerra às 19h deste sábado. A partir deste domingo (27), os candidatos já estão liberados para realizar a propaganda eleitoral, inclusive na internet.
A partir deste sábado também, até 14 de novembro, os candidatos, os partidos e as coligações podem fazer funcionar, das 8h às 22h, alto-falantes ou amplificadores de som, nos termos da Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que disciplina a propaganda eleitoral.
Também está liberado, até 12 de novembro, a realização de comícios e utilização de aparelhagem de sonorização fixa, das 8h às 24h, podendo o horário ser prorrogado por mais duas horas quando se tratar de comício de encerramento de campanha; bem como até as 22h do dia 14 de novembro, a distribuição de material gráfico, caminhada, carreata ou passeata, acompanhadas ou não por carro de som ou minitrio.
Confira os integrantes de todas as chapas, em ordem alfabética:
Anísio Maia (PT)/ Percival Henriques (PCdoB)
Camilo Duarte (PCO)/ Maurição Almeida(PCO)
Carlos Monteiro (Rede)/ Felipe Leite(Rede)
Cícero Lucena (PP)/ Léo Bezerra (Cidadania)
Edilma Freire (PV)/ Mariana Feliciano (PDT)
João Almeida (SD) / Carlisson Figueiredo (PSL)
Nilvan Ferreira (MDB)/ Major Milanez (MDB)
Pablo Honorato (PSOL)/ Márcio Roberto (PSOL)
Rafael Freire (UP)/ João Batista (UP)
Rama Dantas (PSTU)/ Lisandro Saraiva (PSTU)
Raoni (DEM)/ Coronel Ramalho (Podemos)
Ricardo Coutinho (PSB)/ Antonio Barbosa (PT)
Ruy Carneiro (PSDB)/ Zé Gadelha (PSC)
Wallber Virgolino (Patriotas)/ Leila Fonseca (Patriotas)
Comentários