CULTURA
Fest Aruanda realiza "Live de Cinema" com o crítico e cineasta Jean-Claude Bernardet
Transmissão acontece nesta quinta (15), às 17h, no YouTube e Facebook do evento
Publicado em 15/10/2020 às 11:25
O projeto de extensão universitária Aruandando no Campus (UFPB) realiza mais uma edição da ‘Live de Cinema’ nesta quinta-feira (15). Com a participação de Jean-Claude Bernardet, professor Emérito da ECA-USP, ensaista e ator, a live terá como tema “Entre o Ensaio, a Sala de Aula e o Filme de Guerrilha” e será mediada pelo professor e diretor da 15ª edição do Festival Aruanda, Lúcio Vilar. A transmissão acontece às 17h, no YouTube e Facebook do evento.
Nascido na Bélgica, Jean é diplomado pela École dês Hautes Étudesen Sciences Sociales (Paris) e doutor em Artes pela ECA (Escola de Comunicações e Artes) da USP. Começou a escrever críticas no jornal O Estado de S. Paulo a convite de Paulo Emílio Salles Gomes e tornou-se grande interlocutor do grupo de cineastas do Cinema novo. Foi um dos criadores do curso de cinema da UnB, em Brasília, e deu aulas de História do Cinema Brasileiro na ECA, até se aposentar em 2004.
Além disso, participou de filmes como roteirista e assistente de direção. Nos anos 90, dirigiu dois ensaios poéticos de média-metragem: São Paulo, Sinfonia e Cacofonia (1994) e Sobre Anos 60 (1999). Nos últimos anos, o cineasta tem se dedicado, com reconhecimento da crítica, ao cinema na condição de ator em vários papéis em produções de longa e curta-metragem.
Sobre o projeto
As ‘Lives de Cinema’ são realizadas todas as quintas-feiras e já tiveram como convidada a jornalista e crítica de cinema Maria do Rosário Caetano, os cineastas Eliézer Rolim e Edson Lemos, a cineasta Susanna Lira, a atriz Mayana Neiva, o ator Bukassa Kabengele, atriz e diretora Bárbara Paz, a dupla Marcus Vilar e Bertrand Lira, o ator e cineasta Caco Ciocler, atriz Zezita de Matos e com a produtora Elisa Tolomelli, cineasta e fotógrafo, Walter Carvalho e equipe do Fest Aruanda, as atrizes: Ingrid Trigueiro e Suzy Lopes, Marília Franco e José Maria.
Comentários