icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Esquema para atendimento de fieis é definido pela Secretaria de Saúde

Hospitais, USF, UPA e Samu terão funcionamento diferenciado. Estoque de materiais e medicamentos também foi reforçado. 

Publicado em 25/11/2015 às 18:18

Para dar suporte aos fiéis que vão participar da 252ª Romaria da Penha, que acontece no sábado (28), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) preparou um esquema especial de atendimento na Unidade de Saúde da Família (USF) da Penha, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Célio Pires de Sá, Complexo Hospitalar Mangabeira Governador Tarcísio Burity (Ortotrauma) e no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Durante a caminhada, mais de 400 mil pessoas devem percorrer os 14 quilômetros de percurso que separam a Igreja de Lourdes, em Jaguaribe, e o Santuário da Penha.

“A USF Penha vai funcionar das 19h do sábado (28) até as 7h da manhã do domingo (29), com médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e profissionais voluntários que todos os anos se juntam a nós neste trabalho”, enfatizou a diretora do Distrito Sanitário V, Joyce Virgulino, complementando que foram reforçados os estoques de materiais para suturas e diversas medicações, sobretudo as mais utilizadas em casos de urgências.

“A unidade funciona todos os anos durante a Romaria. Geralmente registramos casos de pressão alta, por conta da caminhada, ou pessoas muito emocionadas, mas nunca foi registrado nenhum atendimento mais grave”, completou.

Segundo a diretora de Gestão Hospitalar, Maria Dorinha Macêdo, o atendimento de emergência também será reforçado. “A UPA Célio Pires de Sá, no Valentina, e o Complexo Hospitalar Mangabeira Governador Tarcísio Burity (Ortotrauma) são os mais próximos da Penha, por isso vamos reforçar as equipes e estaremos preparados para aumento de demanda que pode acontecer durante o evento”, ressaltou.

Atendimento de urgência
Os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também estarão a postos para atender a população durante a Romaria. Serão quatro Unidades de Suporte Básico de Vida (USB), quatro motolâncias e uma Unidade de Apoio.

As motolâncias, a unidade de apoio e uma das USB acompanharão todo o percurso desde Jaguaribe até a Penha. Já as outras três USB estarão posicionadas em pontos estratégicos, sendo uma na Avenida João Machado com Rua Américo Falcão; uma na Santinha, na Avenida Pedro II, e a terceira no girador da PB 008 com Avenida Hilton Souto Maior.

“As equipes do Samu estarão acompanhando e dando suporte durante todo o percurso da procissão com intuito de garantir a assistência imediata aos romeiros que precisarem de cuidado. Serão três unidades móveis descentralizadas, em pontos de apoio e uma unidade básica acompanhando todo percurso, mais duas motolâncias”, garantiu o coordenador geral do Samu, Márcio Ferreira.

Romaria da Penha
O ponto de partida da Romaria da Penha é na Igreja de Lourdes, no bairro de Jaguaribe, às 22h. Em seguida, a imagem de Nossa Senhora percorre as avenidas João Machado, Dom Pedro II, Sérgio Guerra, Hilton Souto Maior e segue pela pista de acesso à Praia da Penha até chegar à Praça Oswaldo Pessoa, onde fica o Santuário.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp