VIDA URBANA
Ana Maria Braga homenageia Tom Veiga, intérprete do Louro José, no 'Mais Você'
Ator foi encontrado morto em casa neste domingo (1º); ele tinha 47 anos.
Publicado em 02/11/2020 às 9:56 | Atualizado em 02/11/2020 às 12:16
Mesmo enlutada, a apresentadora Ana Maria Braga comandou ao vivo o programa "Mais Você", nesta segunda-feira (2), para homenagear o ator Tom Veiga. Intérprete do Louro José, ele foi encontrado morto em casa, no Rio, neste domingo (1º). O ator tinha 47 anos e, segundo o laudo médico, divulgado durante o programa, ele teve um Acidente Vascular Cerebral (AVC), em decorrência de um aneurisma.
"Fiquei pensando como ia chegar aqui para dar bom dia para vocês, e dói muito", disse ela. "Assim como uma mãe perde um filho, um companheiro... porque um filho da gente é um companheiro, e ele era isso. Por mais que a direção da casa estivesse preocupada, eu não podia deixar de estar aqui hoje e deixar todos que amam o Louro sem essa ultima homenagem nessa manhã", lamentou a apresentadora, que narrou a trajetória de uma amizade que se construiu ao longo de 24 anos entre ela e Tom Veiga. "Nas situações mais triviais ele tinha um espírito alegre", comentou.
Durante o programa, diversos amigos e artistas prestaram homenagens ao ator. Um deles foi o apresentador André Marques, que foi quem o encontrou sem vida em sua casa no Rio de Janeiro. "Neste últimos dias a gente andava se vendo todo dia. No sábado a gente não se viu. mas imaginei que ele tinha saído para encontrar alguma gatinha. Ontem me ligaram para saber se ele estava indo para São Paulo comigo, foi daí que decidi ir na casa dele e encontrei", contou.
Louro José
Responsável pela voz e pela manipulação do Louro José desde que o personagem foi criado, em 1996, ficou conhecido pelas tiradas de humor. Na época, Ana Maria apresentava o programa "Note e Anote", na Record, que entrava no ar após a programação infantil.
Por esse motivo, ela teve a ideia de fazer um personagem que chamasse a atenção das crianças. Diversas pessoas foram testadas para manipular o papagaio, que mistura elementos de fantoche com controle remoto – mas quem ficou com o papel desde o começo foi Tom Veiga.
"O Louro José é encrenqueiro, rabugento, chavequeiro, galanteador, mas é muito divertido, inteligente. Às vezes, quando eu revejo um programa, eu me pego dando risada. Eu dou risada com o Louro. O legal na personalidade dele é que cresceu, mas continua uma grande criança", disse Veiga em depoimento ao site Memória Globo.
O personagem fez tanto sucesso que acabou migrando com Ana Maria, em 1999, quando passaram a apresentar o 'Mais Você'.
Em março de 2017, Ana Maria fez uma homenagem ao personagem no aniversário dele. "Meu papagaio mais amado, meu filho. Obrigada pela companhia, parceria, lealdade. A gente nunca discutiu, nunca brigou, a gente nunca ficou sem se falar por nenhuma razão. É uma das relações mais fantásticas da minha vida. Ele é irmão do meu papagaio que está lá na fazenda, que também é Louro José. É meu filho de penas", disse.
Comentários