icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Saúde inicia campanha com ações de promoção e cuidado com saúde do homem

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil.

Publicado em 02/11/2020 às 14:55 | Atualizado em 03/11/2020 às 7:29


                                        
                                            Saúde inicia campanha com ações de promoção e cuidado com saúde do homem
(Foto: Divulgação)

Inicia nesta terça-feira (3) a campanha Novembro Azul da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A campanha vai destacar a importância da prevenção ao câncer de próstata e outras comorbidades comuns aos homens. O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma.

Os serviços ofertados à saúde do homem seguem uma linha de cuidados que trabalha políticas de acesso e acolhimento, saúde sexual e reprodutiva, paternidade e cuidado, e as doenças prevalentes entre a população masculina. A assistência será dada a todas faixas etárias, dando início na adolescência, aos meninos que precisam tomar a vacina que previne contra o HPV, com idades de 11 a 15 anos incompletos (até 14 anos, 11 meses e 29 dias).

“É preciso compreender a relevância das ações para um amplo debate acerca da saúde da população masculina na perspectiva da atenção integral à saúde do homem, de que as ofertas dos serviços não se restrinjam apenas ao mês de novembro, e sim para todos os meses do ano – de novembro a novembro", destacou o coordenador da área técnica de saúde do homem da Prefeitura Municipal de João Pessoa, Késsio de Brito. Segundo ele, todas as unidades de saúde da família e Policlínicas Municipais vão estar fazendo atendimentos e encaminhamentos desse público para garantir a assistência e, consequentemente, no caso de câncer e outras doenças com gravidades, conseguir um diagnóstico mais preciso e precoce.

Na rede de saúde, os serviços estão distribuídos desde a Atenção Básica com atendimentos nas Unidades de Saúde da Família (USFs), até a Atenção Especializada, nas Policlínicas e Rede Hospitalar que ofertam consultas especializadas em urologia e proctologia, cirurgia para vasectomia, pequenas cirurgias de bolsa escrotal, testículo, cordão espermático e pênis.

A campanha busca alertar para a importância do cuidado com a saúde, reduzir os índices de mortalidade pelas doenças mais incidentes e assegurar o direito universal a saúde de homens.

De acordo com Késsio, durante o ‘Novembro Azul’, há a intensificação para as ações de conscientização e o cuidado integral, com esforço de convocar este público para uma visita nos serviços de saúde. Mas durante todo o ano o homem encontra assistência na Rede Municipal de Saúde.

“Não se trata de uma campanha exclusiva de prevenção ao câncer, é um momento que os profissionais de saúde e a sociedade em geral se mobilizam para alertar sobre os perigos dessa doença e conscientizar sobre a importância de seu rastreamento oportuno”, informou. “É importante também que o homem possa buscar se conhecer e se tratar de forma integral, como cuidados com a obesidade, problemas de pressão, diabetes, entre outros”, destacou.

Estima-se que 180 novos casos são contabilizados por ano de câncer de próstata em João Pessoa. Em 2019 foram notificados 68 óbitos e, em 2020 até o mês de outubro, foram notificados 39 óbitos. No grupo de neoplasias, o câncer de próstata fica atrás apenas de câncer de pulmão com 42 óbitos em 2020. “Com bases nos dados epidemiológicos, é um agravo de grande destaque, ocupando a quarta causa de mortalidade em homens por ordem de relevância em nossa cidade, ocupa uma posição menor somente para causas externas, infartos agudos do miocárdio e diabetes Mellitus”, completou o Késsio de Brito.

Segundo a área técnica de saúde do homem, segue abaixo os principais dados de mortalidade em João Pessoa (2015 – 2019):

  • Agressão/ Violência urbana, arma de fogo: total 1.232, Faixa etária mais acometida é 20-29 anos.
  • Infarto agudo do miocárdio: total: 966, a partir dos 30 anos.
  • Diabetes mellitus: total: 531, a partir dos 40 anos.
  • Câncer da próstata: total: 272, acima de 50 anos.
  • Câncer dos pulmões: total: 222, acima de 30 anos.
  • Doença alcoólica do fígado: total: 193, acima de 30 anos.
Imagem

Bruna Cairo

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp