POLÍTICA
Deputado João Henrique morre aos 78 anos, após complicações da Covid-19
Parlamentar estava internado em SP; suplente Dra. Jane Panta assumirá o mandato na ALPB.
Publicado em 12/01/2021 às 16:02 | Atualizado em 13/01/2021 às 8:08
O deputado estadual paraibano João Henrique (PSDB), morreu nesta terça-feira (12), após complicações provocadas pela Covid-19. O político tinha 78 anos e estava internado no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, desde o último dia 7 de dezembro. A informação da morte do deputado foi confirmada pelo seu filho, o advogado Michel Henrique. Com a morte de João Henrique, a suplente Dra. Jane Panta (PP) assume a titularidade do mandato.
“Estivemos com ele até o último suspiro, ele como sempre, foi um guerreiro”, disse Michel.
Esposa de João Henrique, a deputada federal Edna Henrique (PSDB), publicou um texto em sua conta no Instagram, ilustrado com uma foto do casal. “Eu realmente não sei como deixar ir o amor da minha vida, pai dos meus filhos, meu exemplo de vida e garra. É imensamente difícil para mim escrever estas palavras, e comunicar a toda a Paraíba que João Henrique esta agora nos braços do pai. João Henrique será sempre o grande amor da minha vida, nesta ou em outras vidas, aqui ou na eternidade”, escreveu Edna, em um trecho da mensagem.
Durante o primeiro turno das Eleições 2020, João Henrique participou ativamente da campanha da filha e da esposa, Micheila e Edna Henrique, que concorriam ao cargo de prefeita e vice, respectivamente, da prefeitura de Monteiro. Os três, inclusive, foram internados em um hospital particular de João Pessoa no dia 21 de novembro, seis dias depois a votação do primeiro turno, após testarem positivo para a Covid-19.
João Henrique estava no quarto mandato como deputado estadual na Assembleia Legislativa da Paraíba. Ele foi eleito pela primeira vez em 2006, sendo reeleito em 2010, 2014 e 2018. Oficial reformado da Polícia Militar, João Henrique nasceu em Monteiro, no Cariri da Paraíba. Formado em Direito, ele também atuou como delegado de homicídios da Polícia Civil em João Pessoa e juiz eleitoral no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB).
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Edna Henrique (@ednahenriqueoficial)
Assembleia decreta luto de sete dias pela morte de João Henrique
O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino (Avante), em nome de todos os parlamentares e servidores da Casa de Epitácio Pessoa, lamentou a morte do deputado estadual João Henrique. Adriano também decretou luto de sete dias. O velório do deputado deve ocorrer na sede do legislativo, mas ainda não há previsão de quando o corpo do parlamentar vai chegar na Paraíba.
“A Paraíba perde hoje um grande parlamentar, que representou com muita maestria o povo paraibano e da região do Cariri. Estamos consternados neste momento e quero de antemão deixar minhas condolências e meu abraço à sua esposa, Edna Henrique, e aos seus filhos Michel, Micheila, João Silvestre e Micheline”, ressaltou Adriano Galdino.
A prefeitura de Monteiro, cidade natal de João Henrique, divulgou nota de pesar pela morte do deputado. “Neste momento de consternação, a Prefeitura de Monteiro, assim como a população se solidariza aos amigos, equipe de trabalho e familiares enlutados do deputado João Henrique. Pedimos a Deus que os conforte”, disse a prefeita Anna Lorena (PL).
O governador da Paraíba, João Azevêdo (Cidadania), usou as redes sociais para lamentar a morte de João Henrique. "Lamentamos profundamente e manifestamos nossa solidariedade aos amigos e familiares, principalmente à sua esposa, deputada federal Edna Henrique e seus filhos, Michel Henrique e Micheila, nesse momento tão difícil. Que Deus conforte a todos", escreveu.
Outro gestor que também externou o pesar pela morte do parlamentar foi o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP). "Foi com profunda tristeza e o coração partido que recebi a notícia da morte do meu amigo, e valoroso deputado João Henrique. É difícil falar em João Henrique sem lembrar as lutas que já travamos lado a lado, sempre em defesa da nossa Paraíba", disse.
A suplente de deputada Jane Panta, que vai assumir a titularidade, também se manifestou. "Ele foi mais que um bom político: foi um ser humano admirável e pessoa do bem, o qual tive a honra de conviver na Assembleia. A Paraíba perde", declarou.
Comentários