COTIDIANO
Saúde da Paraíba planeja retorno da realização de cirurgias eletivas em 2021
Secretarias municipais devem cadastrar pacientes em espera até a próxima segunda (15).
Publicado em 10/02/2021 às 16:12 | Atualizado em 10/02/2021 às 16:47
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) está recebendo a documentação com a quantidade de cirurgias eletivas em espera, nos municípios paraibanos. O levantamento será feito até a próxima segunda-feira (15), e deve auxiliar a retomada das cirurgias eletivas no estado, por meio do programa Opera Paraíba.
Os pacientes em espera por cirurgias devem ser cadastrados pelos gestores municipais, através de uma plataforma específica, onde os municípios informam os dados e o tipo de procedimento realizado. Esse cadastro é essencial para que o Estado tome conhecimento da quantidade de cirurgias necessárias, principalmente na pandemia.
“É essencial que os municípios enviem o formulário de Procedimentos Cirúrgicos Eletivos preenchido dentro do prazo para que possamos delinear o planejamento e fazer os encaminhamentos dentro dos protocolos sanitários”, reforça a gerente.
Os formulários também devem ser utilizados para atender os pacientes por meio do programa Opera Paraíba. O protocolo descrito deve ser realizado pelas secretarias municipais de saúde, junto à SES.
Comentários