POLÍTICA
Após reunião, João Azevêdo diz que Paraíba deve vacinar grupo prioritário até maio
Cronograma será cumprido, segundo João, caso o Ministério da Saúde entregue as vacinas nas datas previstas.
Publicado em 17/02/2021 às 18:24 | Atualizado em 18/02/2021 às 10:01
O governador João Azevêdo (Cidadania) participou, nesta quarta-feira (17), de uma reunião com o Fórum de Governadores do Brasil e o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. Na conversa, o governo federal apresentou um cronograma e afirmou que espera entregar até 200 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 até julho, o que segundo o governador da Paraíba, o estado terá doses suficientes do imunizante para vacinar todo o grupo prioritário até maio.
Entretanto, Azevêdo informou que o bom andamento da vacinação está diretamente atrelado ao cumprimento do cronograma de entregas das vacinas por parte do Ministério da Saúde.
Segundo apuração do G1, o cronograma de distribuição das vacinas pelo governo federal leva em consideração a negociação da Sputnik V, desenvolvida pelo instituto russo Gamaleya, e a indiana Covaxin. As duas vacinas ainda não foram aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
As duas próximas entregas de vacinas, segundo o Ministério da Saúde, acontecerão nos meses de fevereiro e março: dois milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca, importadas da Índia e 9,3 milhões de doses da Sinovac/Butantan, produzidas no Brasil. Já no mês de março, conforme o ministério, são aguardadas 18 milhões de doses do Instituto Butantan e outras 16,9 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca.
Na pauta do encontro, de acordo com informações da TV Globo e do G1, outros dois pontos também foram discutidos entre o Ministério da Saúde e os governadores dos estados: auxílio do governo federal na compra de remédios, além de equipamentos e ampliação de leitos de UTI.
Comentários