icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Solar do Conselheiro integra roteiro turístico oficial de João Pessoa

Na mesma ocasião será apresentada, no Solar do Conselheiro, a descoberta inédita da primeira reprodução da imagem do Conselheiro Imperial Antônio José Henriques.

Publicado em 05/12/2008 às 15:14

Da Redação
Com informações da Secom-JP


A inauguração do "Projeto de Sinalização Turística para Pedestres" no Centro Histórico acontece nesta sexta-feira (5), com concentração no Casarão 34 a partir das 17h. Na oportunidade, serão entregues à população placas de identificação dos prédios que integram o roteiro turístico oficial de João Pessoa.

O evento faz parte das homenagens ao aniversário de um ano do tombamento nacional do Centro Histórico de João Pessoa, que ocorreu em 6 de dezembro de 2007. Recebem as placas indicativas o Casarão 34, o Casarão dos Azulejos, o Solar do Conselheiro e o prédio sede da Academia Paraibana de Letras.

O evento terá a presença do prefeito Ricardo Coutinho (PSB) e se estende com ato solene no Centro Cultural de São Francisco.

Destaque para o Solar do Conselheiro
Entre as edificações integradas ao roteiro, o sobrado do Solar do Conselheiro recebe um destaque especial. Nesta mesma ocasião, será apresentada, no Solar do Conselheiro, a descoberta inédita da primeira reprodução da imagem do Conselheiro Imperial Antônio José Henriques – importante parlamentar da Paraíba durante 50 anos, duas vezes governador do Estado e uma vez da província de São Paulo.

O retrato a óleo do Conselheiro que será inaugurado durante a sessão tem assinatura do artista plástico paraibano Jeová de Carvalho, que desfruta de recente destaque no cenário nacional das artes – a exemplo de sua participação, junto ao artista Sóter Carreiro, na exposição carioca 'O Rio de Machado', na Academia Brasileira de Letras. A mostra integrou a programação oficial das comemorações pelo Centenário de morte de Machado de Assis.

A aquisição do desenho que deu origem a tela do Conselheiro é fruto de três longos anos de pesquisa em cima da história que envolve a passagem de vida de Antônio José Henriques pela casa onde hoje funciona o Solar do Conselheiro.

A apresentação deste quadro é o marco zero de uma trajetória de projeção cultural e histórica que o Solar deve trilhar, como membro oficial do roteiro turístico da Capital.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp