COTIDIANO
App “SOS Mulher” ganha novas formas de denunciar violência contra mulheres
App agora conta com botão para denúncias via WhatsApp, Telegram e em Libras.
Publicado em 10/05/2021 às 16:44 | Atualizado em 10/05/2021 às 16:57
O aplicativo SOS Mulher Brasil ganhou três novas funcionalidades. Agora, os usuários podem denunciar pelo WhatsApp e Telegram e também em Libras, em casos de portadores de deficiência auditiva. Ao todo, o aplicativo gratuito criado por uma empresa paraibana conta com nove canais para denúncias.
Nas denúncias utilizando os botões para WhatsApp e Telegram, o atendimento é realizado por mulheres bilíngues na central do 180, em Brasília. Os usuários recebem um número de protocolo para acompanhar os próximos passos após a denúncia.
De acordo com o criador do SOS Mulher Brasil, o professor, empresário e apresentador Fábio César, em março de 2021, o aplicativo recebeu 53% a mais de denúncias. Ele avalia de forma positiva a repercussão da aplicação.
“Há 15 dias que comecei a implementação destes aditivos, e a receptividade é muito boa, inclusive são muitos os testemunhos destas ações facilitadoras e quantidade de denúncias após incremento”, afirmou.
Violência contra a mulher na pandemia
O aplicativo SOS Mulher Brasil vem ajudando as vítimas de violência a denunciar de forma anônima, principalmente após a pandemia, quando muitas mulheres ficaram confinadas com os seus agressores. Segundo informações do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, em 2020, foram registradas 105.821 denúncias de violência contra a mulher nas plataformas do Ligue 180 e do Disque 100.
“Nós Salvamos Vidas”: confira outros aplicativos para denúncias
A empresa que criou o “SOS Mulher” também disponibilizou outras aplicações para denúncias de violências diversas. São eles o SOS Brasil Criança, SOS Cães e Gatos e SOS Amazônia.
Comentários