COTIDIANO
Paraíba e mais 7 estados têm tendência de alta de casos de Covid-19, indica Fiocruz
Estado tem 75% de chances de ver os casos aumentarem em seis semanas.
Publicado em 21/05/2021 às 19:49 | Atualizado em 22/05/2021 às 10:31
A Paraíba é um dos oito estados brasileiros que apresentam tendência de crescimento no número de casos positivos de Covid-19. É isso o que diz a nova edição do boletim Infogripe da Fiocruz, publicada nesta sexta-feira (21), que analisa a Semana Epidemiológica 19, entre 9 e 15 de maio de 2021. Os outros sete estados são Amazonas, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Paraná, Tocantins, Distrito Federal e Rio de Janeiro.
De acordo com o estudo, a Paraíba estava em estabilidade no período analisado, mas tem 75% de chances de ver os casos aumentarem vertiginosamente nas próximas seis semanas. Isso significa dizer que a tendência de crescimento do estado é de longo prazo, sendo a análise da Fiocruz.
Ainda segundo a análise, essa situação provoca "forte pressão sobre o sistema de saúde", que segue em risco de colapso.
Em outros dez estados brasileiros, a tendência é de estabilidade no número de casos, ainda que isso ocorra num patamar alto de novos casos. Essa é a realidade em estados como Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, e São Paulo.
São números que, segundo a Fiocruz, são maiores do que os maiores picos registrados em 2020, o que demonstra que a pandemia na Paraíba e nos outros estados brasileiros está longe de acabar.
Por causa disso, a Fiocruz indica que não é o momento de reabrir tudo. E que o mais indicado seria mais cautela na hora de definir uma flexibilização nos estados.
A análise, aliás, parece em consonância do que vem acontecendo nos últimos dias na Paraíba. Nessa quinta-feira (20), 109 pacientes foram internados por causa do coronavírus na Paraíba, um recorde no número de internações em apenas 24 horas.
Comentários