COTIDIANO
Baía da Traição vacina pessoas sem comorbidades a partir de 30 anos
Município é reserva indígena potiguar e, por isso, vacinou boa parte da população no início da campanha de vacinação.
Publicado em 07/06/2021 às 10:01 | Atualizado em 07/06/2021 às 13:49
A cidade de Baía da Traição, no Litoral Norte da Paraíba, já iniciou a vacinação contra Covid-19 para pessoas sem comorbidades com 30 anos ou mais. O município é uma reserva indígena potiguar e, por isso, vacinou boa parte da população no início da campanha, já que os povos indígenas faziam parte dos primeiros grupos prioritários.
Além disso, outra explicação para esse adiantamento na faixa etária do público geral é a ausência de alguns grupos prioritários no município. "Nós cumprimos todos os itens do Programa Nacional de Vacinação, e nós, por sermos uma reserva indígena potiguar, nós já cumprimos todos os itens (grupos). E alguns grupos a Baía não tem, como condutor metroviário, ferroviário, aquaviário. Hoje estamos vacinando moradores com 30 anos ou mais sem comorbidades", detalha o secretário de saúde da cidade, Aluízio José de Lorena.
A vacinação desse público começou na última quarta-feira (2) com um mutirão, quando 309 pessoas pessoas imunizadas. Durante essa semana, a vacinação acontece diariamente, mas mediante agendamento. A aplicação acontece em quatro unidades, onde cada uma tem a uma vacinadora.
"Dependendo da chegada de mais vacinas, vamos baixar para 25 anos. De 18 a 30 é um público bem maior, mas o mutirão tem ajudado", relata o secretário. Um novo mutirão para pessoas com 30 anos ou mais sem comorbidades para acontecer nesta quarta-feira (9). Nesse caso, não é necessário agendamento.
Até agora, o município de Baía da Traição já vacinou 4.862 pessoas com a primeira dose - o que corresponde a 69% da população adulta da cidade - e 3.469 com a segunda dose do imunizante.
Comentários