COTIDIANO
Bandidos se disfarçam para invadir residências
Curiosamente nenhum caso foi registrado em 2011 na capital, mas população deve ficar atenta a estes recursos.
Publicado em 13/05/2012 às 8:00
Golpistas têm recorrido a práticas novas para ter acesso a residências de pessoas. O último registro desta prática aconteceu no município de Santa Rita, na Região Metropolitana de João Pessoa, quando um homem se passou por integrante do Corpo de Bombeiros para comercializar produtos, porém também existem ocorrências em que os criminosos se passaram por funcionários da concessionária de energia elétrica.
Segundo o oficial de relações públicas do Corpo de Bombeiros, major Lins, no último golpe, os suspeitos se passando por bombeiros, asseguraram ter sido designados para realizar uma vistoria em botijões de gás de cozinha. Após a suposta vistoria, os suspeitos condenaram o equipamento e ofereceram um outro com preço superior ao disponível no mercado. Em outro golpe, utilizando a farda da corporação, eles realizaram uma suposta vistoria em extintores de estabelecimentos comerciais. “Eles condenaram os extintores afirmando que não eram o correto e que estavam fora do prazo de validade. Na mesma hora, ofereceram novos produtos. Nos dois casos, iniciamos um trabalho de investigação e divulgamos o golpe para que a população fique atenta a esta prática criminosa”, afirmou o major Lins.
O oficial alerta a população para o fato de que o Corpo de Bombeiros não comercializar produtos. “Primeiro devemos esclarecer que o Corpo de Bombeiros não realiza vistoria em residências, apenas em ambientes comerciais ou industriais. E, se alguém for até uma residência se passando por integrante dos Bombeiros, o cidadão deve exigir que ele apresente documentação”, explicou o major.
Segundo o major, todos os funcionários do Corpo de Bombeiros utilizam viaturas para deslocamento no período de serviço. “Se o suspeito estiver fazendo uso de carro particular, o cidadão já deve encarar isso com estranheza e acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros, através do 193 e a Polícia Militar através do 190”, concluiu o major Lins. Nos estabelecimentos comerciais, a vistoria é realizada para que seja liberado ou renovado o alvará de funcionamento. Nesses casos, o Corpo de Bombeiros pode realizar vistoria sem comunicar previamente aos proprietários, principalmente quando recebe denúncias sobre determinado local.
Porém, os criminosos não se restringem ao Corpo de Bombeiros na hora de aplicar golpes, há casos de pessoas que se passaram por funcionários da concessionária de energia elétrica. Se passando por funcionários, os criminosos tiveram acesso a residências e praticavam assaltos. Segundo a assessoria de imprensa da empresa, todos os funcionários trabalham devidamente fardados, em carros identificados, e utilizam ainda crachás com suas respectivas identificações. A recomendação é para que a população esteja sempre atenta a estes recursos. Contudo, o titular da Delegacia de Defraudações da capital, Gustavo Carlleto, informou que em 2011 não foi registrado crime desta natureza.
Comentários