ECONOMIA
Supermercados da Grande João Pessoa acumulam queda de 1,16% nas vendas
Segundo o levantamento, o índice local tem desempenho mais baixo que a média nacional.
Publicado em 17/11/2015 às 9:05
As vendas de supermercados e mercadinhos na Grande João Pessoa acumulam queda de 1,16% em termos reais até setembro deste ano, segundo dados do Instituto Fecomércio de Pesquisas Econômicas e Sociais da Paraíba (Ifep). O índice local tem desempenho mais baixo que a média nacional do setor. Segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), o segmento de janeiro a setembro registrou redução de 0,96% no faturamento real. Diante do cenário de receitas em baixa, a Associação de Supermercados da Paraíba (ASPB) prevê que nem as vendas do final escapam de baixa.
“Com tanto desemprego, inflação em alta e estimativas pouco otimistas sobre 2016, a nossa projeção é de uma retração de 3% no ano de 2015 em comparação ao ano passado”, afirmou José Willame de Araújo, presidente da ASPB. Segundo ele, o mês de novembro, que tradicionalmente tem pouca movimentação nos supermercados, iniciou com forte redução nas vendas.
“O consumo na primeira semana deste mês está 10% menor do que no mesmo período do ano passado. Esperamos que haja uma reação nas próximas semanas”, declarou. E como os indicadores do segmento não foram positivos, a estimativa da ASPB é de que nem a injeção do 13º salário no mercado pessoense, no próximo mês, faça com que ocorra crescimento no consumo. “Acredito que vamos seguir o ritmo do cenário nacional, de estabilidade. Isso porque já há estudo que aponta que muita gente vai aproveitar o salário extra para pagar as dívidas, já que o endividamento está grande”, acrescentou Willame.
Comentários