VIDA URBANA
Paraíba tem alto risco de enfrentar epidemia de dengue
Os números de registro da doença no Estado de janeiro a setembro deste ano já superam em 20% os registros de todo o ano passado.
Publicado em 05/10/2011 às 8:19
Com a diminuição das chuvas e a chegada do tempo quente, cresce a possibilidade de proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. De acordo com o relatório do Ministério da Saúde 2010-2011, a Paraíba é um dos Estados com risco muito alto de ter epidemia de dengue no verão. Os números de registro da doença no Estado de janeiro a setembro deste ano já superam em 20% os registros de todo o ano passado.
De janeiro ao dia 24 de setembro deste ano, conforme dados da Secretaria Estadual de Saúde, foram registrados 7.230 casos de dengue clássica, 114 de dengue com complicações, 89 de febre hemorrágica e sete óbitos. Durante todo o ano passado, foram registrados 5.699 casos da doença. São 1.531 casos a mais, comparando-se 2010 e 2011, e ainda faltam três meses para finalizar o ano.
De acordo com o Ministério da Saúde, para a dengue se transformar em epidemia, é preciso a conjunção de três fatores: calor, água e a infestação do Aedes aegypti. A maior proliferação do mosquito acontece ao redor e dentro das casas.
Conforme informações da Secretaria Estadual de Saúde (SES), através de release, desde o mês de setembro foi iniciado um cronograma de ações de mobilização para a construção do Plano de Contingência 2012.
Primeiramente foi feita uma reunião interna da Vigilância em Saúde da SES para avaliar as ações de 2011 e a construção de novas propostas para 2012. Também já foi feita uma reunião com a Secretaria de Saúde de João Pessoa para a pactuação de ações a serem realizadas em parceria no ano que vem.
“A partir de agora estamos iniciando a fase de trabalho preventivo para 2012 e o público-alvo são as crianças, para que elas cobrem dos seus pais, vizinhos e colegas os bons hábitos e costumes no combate aos criadouros do vetor”, disse a gerente executiva de Vigilância em Saúde da SES, Júlia Vaz, em nota enviada à imprensa.
A gerente da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de João Pessoa, Cláudia Ribeiro, afirmou que a capital também vai investir na divulgação da necessidade de prevenção da doença, através da mobilização popular. “A partir de novembro vamos começar a elaborar o Plano de 2012 para que os números da dengue não avancem”, afirmou Cláudia.
Ela afirmou estar ciente do alto risco de epidemia do Estado, mas disse que o poder público tem se esforçado para diminuir as estatísticas. “Vamos trabalhar no treinamento de profissionais dos PSFs para que as pessoas realmente se comprometam no combate à doença”, disse Cláudia Ribeiro.
Comentários