VIDA URBANA
João Pessoa passa a contar com Rede de Monitoramento Cidadão
Lançamento será feito nesta quinta-feira, às 19h, na sede da Fiep.
Publicado em 23/03/2017 às 11:02
João Pessoa, a partir desta quinta-feira (22), vai passar a ser uma das cinco cidades do Brasil a ter uma Rede de Monitoramento Cidadão. A sessão solene para apresentação da organização será realizada às às 19h, no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep-PB), com a presença do prefeito Luciano Cartaxo (PSD). A proposta é que a Rede seja a instância de monitoramento via sociedade civil do Projeto e também atue para promover ações que pautem o desenvolvimento sustentável.
A Rede Paraíba é parceira desta iniciativa, que faz parte do Programa Cidades Emergentes e Sustentáveis do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com o apoio financeiro do Fundo Socioambiental da CAIXA (FSA/CAIXA) e que tem a Baobá – Práticas Sustentáveis como agência executora do projeto.
A Assembleia para constituição da Rede de Monitoramento Cidadão de João Pessoa foi realizada na manhã desta quinta-feira, na Fiep. Segundo o coordenador Geral do projeto Redes de Monitoramento Cidadão, Fernando Penedo, é um momento marcante, pois a sustentabilidade da cidade é um propósito que une vários atores da cidade. “Juntos, devemos buscar o fortalecimento de uma cultura de transparência, participação social, debate público qualificado, entre outros, de forma a promover o desenvolvimento sustentável da cidade”, convocou.
Com uma equipe especializada, formada por representantes da sociedade civil (indústria, comércio, organizações não-governamentais), a rede de Monitoramento tem como propósito acompanhar o andamento das ações realizadas com recursos do BID e que impactam diretamente na qualidade de vida dos cidadãos.
Também tem como objetivo fortalecer a cultura de transparência e participação, além de promover o debate público qualificado, de forma que fomente a eficiência na administração pública e incentive o direcionamento dos recursos públicos e privados para os setores prioritários, promovendo o desenvolvimento sustentável da cidade.
Além de João Pessoa, cinco capitais brasileiras também fazem parte do projeto: Florianópolis (SC), Goiânia (GO), Palmas (TO) e Vitória (ES).
Comentários