VIDA URBANA
Municípos paraibanos recebem certificado do Unicef
Certificado é concedido por causa de avanços nas áreas da infância e da adolescência. Para conquistar o Selo Unicef, municípos foram avaliados em três eixos.
Publicado em 03/12/2008 às 14:08
Da Redação
Com informações da Unicef
Vinte municípios paraibanos receberam certificado do Unicef pelos avanços nas áreas da infância e da adolescência. Os 259 municípios brasileiros certificados com o Selo Unicef Edição 2008 foram divulgados na noite desta terça-feira (2) pela Representante do Unicef no Brasil, Marie-Pierre Poirier, no jardim do Palácio do Campo das Princesas, sede do governo de Pernambuco, em Recife.
O Selo foi lançado em 1999 no Ceará, que, desde 2005, alcança todo o Semi-árido brasileiro, articulando, mobilizando, comunicando, acompanhando e certificando as políticas públicas municipais voltadas para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes.
Para conquistar o Selo, os municípios foram avaliados em três eixos: Impacto Social, Gestão de Políticas Públicas e Participação Social. O Impacto é avaliado a partir do desempenho de indicadores de saúde, educação e proteção no período de quatro anos. A Gestão é acompanhada por meio de uma análise quantitativa dos indicadores e outra qualitativa, quando acontecem os fóruns comunitários. Já a Participação Social prevê a mobilização de crianças e adolescentes em torno de quatro temas: Esporte e Cidadania, Cultura e Identidade Afro-brasileira e Indígena, Educação para a Convivência com o Semi-árido e Participação Política de Adolescentes e Orçamento Público.
O Selo está sendo entregue aos municípios que conseguiram alcançar os maiores avanços em pelo menos seis dos 13 indicadores de Impacto Social; em 10 dos 21 indicadores de Gestão; e em pelo menos dois dos quatro temas do eixo de Participação Social.
Os municípios paraibanos que receberam o Selo foram: Aparecida, Bananeiras, Barra de Santa Rosa, Boqueirão, Brejo da Cruz, Cabedelo, Damião, Esperança, Lucena, Monte Horebe, Monteiro, Nazarezinho, Picuí, Poço Dantas Princesa Isabel, Remígio, Riacho de Santo Antônio, Santarém, São Francisco, Uiraúna.
Comentários