PAPO ÍNTIMO
Como identificar patologias através do ciclo menstrual
Publicado em 12/04/2021 às 18:06 | Atualizado em 05/02/2024 às 11:31
Ter um ciclo menstrual regular é sinônimo de que a produção hormonal está normal e que está tudo certo, mas nem todas as mulheres se sentem confortáveis em “sangrar” todo mês.
Cólicas, enxaqueca, irritabilidade, dores no corpo e indisposição são algumas das reclamações, assim como citou a universitária Thaís Alves: “O primeiro dia do ciclo menstrual é quase que um dia perdido”, disse.
Eu já passei por essa fase e sei bem como é, viu? E é raro encontrar uma mulher que não tenha passado por esses sintomas “chatinhos” da menstruação.
A depender da intensidade dos sintomas, é fundamental fazer uma avaliação médica a fim de identificar uma possível patologia ginecológica, como a endometriose, os ovários policísticos, os pólipos e os miomas.
Algumas mulheres optam por inibir a menstruação, através do uso de contraceptivos hormonais, mas é importante destacar que essa escolha deve ser feita mediante acompanhamento médico.
Hoje em dia, muitas mulheres se preocupam com o meio ambiente e estão evitando o uso de absorventes descartáveis, afinal, cuidar do planeta é uma tarefa de todos nós, então hoje no mercado existem várias alternativas, como o coletor menstrual e calcinhas absorventes. Mas esse assunto eu vou deixar para outro post, tá bem?
Clique aqui e assista na íntegra o Papo Íntimo da última sexta-feira (9)!
Comentários