PAPO ÍNTIMO
Deficiência física não é obstáculo para gravidez!
Publicado em 19/05/2021 às 15:16 | Atualizado em 05/02/2024 às 11:30
É notável o preconceito que a sociedade tem com as pessoas com deficiência e isso também se aplica quando a mulher com deficiência física decide engravidar. Se você acha que a cadeira de rodas é um fator que vai atrapalhar a sexualidade e fertilidade da mulher com deficiência, você está enganado(a)!
Nos meus tempos de obstetra, vivi a experiência de acompanhar gestantes com situações bem desafiadoras, como o caso dos quíntuplos em 2003, que foi divulgado pela mídia. Precisei da ajuda de uma equipe de 13 médicos. No dia do parto, foram necessários 3 obstetras, 5 neonatologistas, 5 técnicas de enfermagem e 2 anestesiologistas. Esse desafio foi gigante, pois se uma gestação gemelar já tem possibilidade de complicações, imagina cinco bebês de uma vez? Mas o que importa é que no final deu tudo certo.
Também tive diversas situações de complicações com patologias inerentes ao pré-natal, como: pré-eclâmpsia e eclâmpsia (aumento da pressão arterial, perda de proteínas na urina e edema generalizado).
E também já tive oportunidade de acompanhar grávidas com deficiência física sem nenhum evento adverso. Vale salientar que o acompanhamento da gestante com deficiência segue o mesmo fluxo de um pré-natal normal.
A conclusão que quero chegar é que a mulher com deficiência se prepara muito psicologicamente para a maternidade e isso a ajuda a enfrentar esse momento com muito mais tranquilidade, comparada a muitas que não apresentam deficiência física e não cuidam dessa parte emocional para a maternidade.
Lembre-se: Deficiência não é o mesmo que incapacidade e a deficiência física não é obstáculo para ser mãe.
Comentários