PAPO ÍNTIMO
Mulher dá luz à 9 crianças. Como isso é possível?
Publicado em 26/05/2021 às 11:58 | Atualizado em 05/02/2024 às 11:29
Até quíntuplos dá para acreditar, mas um parto de 9 bebês? É um fato surpreendente!
Essa foi a notícia que surpreendeu o mundo nas últimas semanas e o caso foi parar no livro dos recordes, pois todas as 9 crianças nasceram vivas e passam bem. (Confira a matéria no G1)
Mas esse não é o primeiro caso de nônuplos no mundo. Nos últimos 50 anos, existem dois casos registrados
- 1971- Austrália: O primeiro caso foi de ema mulher de 26 anos. Sete das crianças sobreviveram ao parto, mas infelizmente vieram à óbito no decorrer de uma semana.
- 1999 - Malásia: Uma mulher deu luz à 9 bebês, mas todos morreram nas horas seguintes.
Se uma gestação gemelar já inspira cuidados especiais para a mãe e para os bebês, imagina 9! Quanto mais fetos tem dentro de uma barriga, mais existem riscos associados a esse pré-natal.
Em um pré-natal de um feto único já é comum acontecer algumas intercorrências, como: pré-eclâmpsia, diabetes gestacional, malformação fetal e prematuridade; numa gestação múltipla essas complicações são quase certas. Complicações no útero da mulher, como a histerectomia pós-parto (retirada do útero), é uma possibilidade nesses casos.
Fetos prematuros e de baixo peso são mais susceptíveis a morte neonatal (dias após o nascimento), paralisia cerebral e complicações neonatais relacionadas à própria prematuridade.
Mas afinal, é possível uma gestação de 9 bebês?
Apesar de extremamente raro, sim, é possível.
De uma forma espontânea, ou seja, sem a ajuda de fertilização in vitro, a gestação múltipla pode acontecer por alguns mecanismos, um deles é pela ovulação de vários óvulos que fecundam e ocorre divisão celular.
Comentários