icon search
icon search
home icon Home > política > conversa política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CONVERSA POLÍTICA

Secretários de Saúde pedem toque de recolher e 'lockdown' em cidades com UTI lotadas

Publicado em 01/03/2021 às 14:59 | Atualizado em 30/08/2021 às 18:12

Por ANGÉLICA NUNES


				
					Secretários de Saúde pedem toque de recolher e 'lockdown' em cidades com UTI lotadas
Foto: divulgação/CRM-PB.

Com a estrutura da saúde pública em todo o país em seu pior momento, em decorrência da pandemia da Covid-19, o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) emitiu, nesta segunda-feira (1º), uma "carta à nação brasileira” cobrando “adoção imediata de medidas para evitar o iminente colapso nacional das redes pública e privada de saúde”.

A preocupação é com os índices de novos casos da doença, que alcançam patamares muito elevados em todas as regiões, estados e municípios. Na Paraíba, por exemplo, chegou neste domingo ao total de 221 mil casos de Covid-19 com 25 novas mortes confirmadas em 24 horas, tendo a Grande João Pessoa com 87% dos leitos de UTI ocupados.

Na carta, o conselho enumera uma série de atitudes, a começar pelo endurecimento das regras para atividades não essenciais, incluindo a restrição em nível máximo nas regiões com ocupação de leitos acima de 85% e tendência de elevação no número de casos e óbitos.

Medidas

Dentre as medidas que o Conass sugere que sejam adotadas para conter o avanço da pandemia, estão:

  • A proibição de eventos presenciais como shows, congressos, atividades religiosas, esportivas e correlatas em todo território nacional;
  • A suspensão das atividades presenciais de todos os níveis da educação do país;
  • O toque de recolher nacional a partir das 20h até as 6h da manhã e durante os finais de semana;
  • O fechamento das praias e bares;
  • A adoção de trabalho remoto sempre que possível, tanto no setor público quanto no privado;
  • A instituição de barreiras sanitárias nacionais e internacionais, considerados o fechamento dos aeroportos e do transporte interestadual;
  • A adoção de medidas para redução da superlotação nos transportes coletivos urbanos;
  • A ampliação da testagem e acompanhamento dos testados, com isolamento dos casos suspeitos e monitoramento dos contatos;

A maior parte delas já está em vigor na Paraíba desde o último dia 24 de fevereiro, através do decreto estadual editado pelo governador João Azevêdo, que tem validade até o dia 10 de março.

Crise sanitária

Eles também cobram o reconhecimento legal do estado de emergência sanitária e a viabilização de recursos extraordinários para o SUS, com aporte imediato aos Fundos Estaduais e Municipais de Saúde para garantir a adoção de todas as medidas assistenciais necessárias ao enfrentamento da crise.

O Conass também pede a implementação imediata de um Plano Nacional de Comunicação, com o objetivo de reforçar a importância das medidas de prevenção e esclarecer a população.


				
					Secretários de Saúde pedem toque de recolher e 'lockdown' em cidades com UTI lotadas
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil.

Pacto Nacional pela Vida

Além disso a carta inclui outras demandas, tais como a adequação legislativa das condições contratuais que permitam a compra de todas as vacinas eficazes e seguras disponíveis no mercado mundial e a aprovação de um Plano Nacional de Recuperação Econômica, com retorno imediato do auxílio emergencial. O assunto deve ser analisado no Senado nesta terça-feira.

"Entendemos que o conjunto de medidas propostas somente poderá ser executado pelos governadores e prefeitos se for estabelecido no Brasil um “Pacto Nacional pela Vida” que reúna todos os poderes, a sociedade civil, representantes da indústria e do comércio, das grandes instituições religiosas e acadêmicas do País, mediante explícita autorização e determinação legislativa do Congresso Nacional", encerra a nota, assinada pelo presidente do Conass, Carlos Lula.
Imagem ilustrativa da imagem Secretários de Saúde pedem toque de recolher e 'lockdown' em cidades com UTI lotadas

Angélica Nunes Laerte Cerqueira

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp