COTIDIANO
Drible cristão: vereador pede que padres e pastores tenham prioridade na vacinação em João Pessoa
Publicado em 18/05/2021 às 12:23 | Atualizado em 30/08/2021 às 18:11
Por ANGÉLICA NUNES e LAERTE CERQUEIRA
Em meio à disputa judicial travada entre o Ministério Público e a Prefeitura de João Pessoa na execução da vacinação contra Covid-19, um vereador da capital apresentou um requerimento para incluir mais um grupo como prioridade na fila: líderes religiosos. Na prática, o pedido é um 'drible cristão' para que padres e pastores possam ser vacinados como público de risco.
O requerimento do vereador Coronel Sobreira (MDB), endereçado ao prefeito Cícero Lucena (PP), foi aprovado por unanimidade na sessão remota desta terça-feira (18), de forma bem discreta, sem citação ao assunto, muito menos debate sobre o tema.
Ao apresentar o pedido, no entanto, o parlamentar faz uma extensa justificação filosófica. Segundo ele, "em momentos de pandemia, os anseios espirituais da população se elevam; nada mais natural, uma vez que o ser humano é uma entidade eminentemente religiosa".
"Nestes tempos calamitosos nós somos cada vez mais confrontados com as grandes questões da vida - a saber, a morte, o amor, o nascimento e a enfermidade -, é um direito humano o exercício prático da consciência religiosa. Direto este que, por razões da propagação da pandemia Covid-19, vem sendo tolhido", argumenta Sobreira.
Apesar da boa intenção, padres e pastores não estão no radar do Ministério da Saúde, que estabeleceu no Plano Nacional de Imunização (PNI) os grupos prioritários, definindo-os por critérios científicos. Ao solicitar uma demanda como esta, o parlamentar considera outras categorias como em menor risco, como motoristas e demais trabalhadores de transportes públicos.
Para constar, segue tabela com a população estimada na Paraíba:
Comentários