CONVERSA POLÍTICA
Depois de reclamações e de pedido oficial, rio Paraíba voltará a receber água do São Francisco
Publicado em 19/02/2021 às 14:44 | Atualizado em 30/08/2021 às 19:02
Por LAERTE CERQUEIRA e ANGÉLICA NUNES
O leito do rio Paraíba voltará a receber água do projeto de Transposição do Rio São Francisco, depois de um ano do fechamento das comportas, em Pernambuco.
O anuncio oficial da liberação da água do Eixo Leste, em Monteiro (PB), foi feito por meio de nota do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).
Coincidência, ou não, a abertura das comportas em Pernambuco, com água chegando com mais volume à Paraíba, acontece no dia que o presidente Jair Bolsonaro passa por essas "bandas".
A medida atende solicitação feita em 12 de fevereiro pela Secretaria da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente (Seirhma) do Estado. E depois de muitas reclamações de políticos e de autoridades paraibanas.
Rio Paraíba e barragem de Acauã
O governo paraibano solicitou a liberação emergencial da água por duas razões principais: pela necessidade de perenizar o Rio Paraíba, entre Monteiro e a Barragem Boqueirão, viabilizando a captação de água para consumo humano nesse trecho; e para dar continuidade aos testes de comissionamento no lote 1 do Canal Acauã/Araçagi.
No momento, a Barragem Acauã encontra-se com 13,78% de sua capacidade, o que é insuficiente para a realização dos testes, de acordo com o Governo do Estado.
Justificativa da paralisação
Em decorrência das chuvas abundantes, em 2020, o bombeamento do Projeto São Francisco na região havia sido interrompido no segundo trimestre, já que os reservatórios apresentavam segurança hídrica.
Na fase atual, em que a operação comercial não está formalizada, o Projeto São Francisco prioriza situações emergenciais.
Com informações de nota do MDR
Comentários