CONVERSA POLÍTICA
Novo decreto deve fechar "quase tudo" nos fins de semana em cidades da Paraíba
Publicado em 09/03/2021 às 11:59 | Atualizado em 30/08/2021 às 19:02
Por LAERTE CERQUEIRA
O governo da Paraíba não vai manter as mesmas medidas do decreto atual para as 211 cidades que estão na bandeira laranja, mas também não vai endurecer 100%, fechando a maioria das atividades por 15 dias, como prevê o Plano Novo Normal.
Em compensação, o meio-termo, de acordo com que apurou o Conversa Política, é aumentar o rigor das medidas nos próximos dois fins de semana. Vai fechar quase tudo.
Se não houver recuo, ou reanálise até o fim da tarde, quando o novo decreto deve ser publicado, só vão ficar abertos os serviços essenciais.
Ou seja, bares, restaurantes, lanchonetes, o comércio em geral ficarão fechados e não vão poder receber clientes de maneira presencial. Shoppings podem entrar no pacote. Ainda não há informações sobre o funcionamento das academias. É como se fosse decretado "feriado" nos dois fins de semana.
Em entrevista ao Bom Dia Paraíba, hoje (09) de manhã, nas Tvs Cabo Branco e Paraíba, o governador João Azevêdo adiantou algumas medidas que vão estar no novo decreto:
- renovação do toque de recolher das 22h às 5h
- adoção de trabalho remoto em todas as repartições públicas
- multa para quem não usar máscara em locais públicos
- multa para estabelecimentos que não exigirem o uso de máscara
- alteração de horário de abertura e fechamento de alguns setores do comércio e serviço para evitar aglomeração em ônibus
Contaminação rápida e leitos lotados
As medidas tem como base a nova classificação das bandeiras, a ocupação veloz dos leitos, mesmo com as últimas aberturas e a velocidade de contaminação.
A Paraíba tem, atualmente, 08 municípios na bandeira vermelha, 211 na laranja, 04 na amarela e nenhum na verde. Os dados são da 20º rodada de classificação do governo da Paraíba.
95% dos municípios paraibanos encontram-se em bandeira laranja, um significativo aumento em relação à 19ª avaliação, na qual 62% dos municípios encontravam-se nesta bandeira. Agora, são 4% na vermelha.
A ocupação de leitos, há pelo menos 10 dias, não sai dos 90% na Região Metropolitana e no Sertão. Na Região de Campina fica entre 70% e 80%.
Comentários