CONVERSA POLÍTICA
Deputado sugere que prefeitura de João Pessoa subsidie passagem de ônibus para aumentar a frota e diminuir aglomeração
Publicado em 19/03/2021 às 15:39 | Atualizado em 30/08/2021 às 19:02
Por LAERTE CERQUEIRA e ANGÉLICA NUNES
O deputado federal Ruy Carneiro (PSDB) usou as redes sociais para cobrar da prefeitura de João Pessoa o aumento da frota de ônibus na capital. Ruy divulgou imagens de paradas lotadas de trabalhadores que, segundo ele, passam muito tempo esperando o transporte público, em espaços cheios e sobem em ônibus lotados, sem respeito algum ao distanciamento social.
Uma das sugestões do deputado federal para que haja aumento da frota é que a prefeitura subsidie passagens. Segundo ele, como tem sido feito em outras capitais do país.
A sugestão é trazida à tona porque donos de empresas de ônibus que prestam o serviço em João Pessoa alegam que o aumento da quantidade de veículos nas ruas, eleva significativamente os custos, mas o número de passageiros, atualmente, é menor do que antes e o valor arrecadado com as passagens não tem compensado.
Para Ruy, essa contrapartida tem que ser dada pela prefeitura, como forma de manter uma quantidade grande de veículos nas ruas, evitando aglomerações em paradas e dentro dos veículos e, ao mesmo tempo, compensando as eventuais perdas das empresas, que também foram impactadas com a crise.
Ruy é uma das vozes da oposição ao prefeito Cícero Lucena (PP) que têm questionado a condução da gestão em algumas áreas, durante a pandemia. Para ele, a prefeitura está improvisando ao colocar, às pressas, veículos para atender aos usuários.
Ruy amplifica uma reclamação comum ouvida nas ruas e, principalmente, entre os usuários de ônibus. A de que não adianta conseguir distanciamento social "fechando praias", diminuindo horário de comércio, se a prefeitura obriga o trabalhador e a trabalhadora a se expor ao vírus em linhas de ônibus lotados.
"As pessoas ficam aglomeradas, correndo riscos de vida, porque diminuíram a quantidade de ônibus para atender a cidade. O correto é ampliar as linhas de transporte público, nunca diminuir. Oferecer mais veículos para circular com menos pessoas”, reclamou.
A sugestão do deputado é que seja implantado um subsídio provisório. "Garantir segurança e distanciamento social nos meios de transporte de João Pessoa é uma forma de proteger milhares de vida. É preciso planejar e agir. Isso é urgente”, registrou.
Aperte na foto e veja o vídeo no Instagram do parlamentar
Comentários