COTIDIANO
Senado inclui combate à violência contra a mulher na formação escolar
Publicado em 19/05/2021 às 15:18 | Atualizado em 30/08/2021 às 18:56
Por LAERTE CERQUEIRA e ANGÉLICA NUNES
Apostando que práticas nocivas e criminosas de adultos podem ser desconstruídas ainda na infância e adolescência, senadores aprovaram, ontem (18), projeto que inclui conteúdo sobre a prevenção da violência contra a mulher nos currículos da educação básica.
O relatório, assinado pela senadora paraibana, Daniella Ribeiro (PP), também mantém na proposta a criação da Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher, a ser realizada anualmente, em março em todos os estabelecimentos de educação básica.
O projeto de autoria do senador Plinio Valério (PSDB-AM) e tem como objetivo incluir na formação dos jovens o conhecimento sobre as disposições da Lei Maria da Penha, além de impulsionar a reflexão crítica na comunidade escolar sobre a prevenção e combate a violência contra a mulher. Tudo de maneira didática, em livro e nos materiais que serão usados por alunos e alunas.
Segundo a senadora, também proporcionará aos jovens conhecer os mecanismos de assistência à vitima de violência doméstica e familiar, os instrumentos de proteção e os meios para registrar de denúncias.
Além de "criar no ambiente escolar a consciência sobre a violência nas relações afetivas, além de promover a igualdade entre homens e mulheres para prevenir e coibir a violência contra a mulher", afirmou a senadora.
O projeto aprovado foi para a sanção presidencial.
Comentários